A Gestão do Conhecimento holística: análise de aderência do modelo de Futami (2001)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2019.v19i5.1539

Palabras clave:

Gestão do Conhecimento. Paradigma holístico. Gestão o Conhecimento holística. Futami. Análise de Conteúdo.

Resumen

O paradigma holístico vem sendo apontado, frequentemente, como um caminho para o desenvolvimento de modelos de Gestão do Conhecimento, de modo a se obter uma gestão íntegra do conhecimento organizacional. Mediante a esse direcionamento, esta pesquisa ajusta a Gestão do Conhecimento a esse paradigma para atingir seu objetivo de analisar a aderência do modelo de Futami (2001) à Gestão do Conhecimento holística. Para atingimento deste intento o método de Análise de Conteúdo, de cunho qualitativo, e a quantificação percentílica foram utilizados como procedimentos metodológicos para a condução desta investigação. Por resultado, o modelo de Futami (2001) adere parcialmente à Gestão do Conhecimento holística, o que remete a necessidade de desenvolvimento de novas estruturas, considerando o delineamento apresentado por esta pesquisa.

Biografía del autor/a

Fábio Corrêa, Universidade FUMEC

Doutor e Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento. Possui MBA em Engenharia de Software e Governança de Tecnologia da Informação e Graduação em Sistemas de Informação. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, e Ciência da Informação, com ênfase em Gestão do Conhecimento.

Fabrício Ziviani, Universidade FUMEC, Fundação Dom Cabral e UEMG

Doutor em Ciência da Informação pela UFMG (2012). Possui Mestrado em Administração Pública - Gestão da Informação pela Escola de Governo - Fundação João Pinheiro (2005), Especialização em Gestão de Tecnologia pela Universidade Estácio de Sá (2001) e Graduação em Administração com Habilitação Análise de Sistemas pelo Centro Universitário do Espírito Santo (1999). Atualmente é professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC. Professor Adjunto VI da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) atuando na Faculdade de Políticas Públicas. Professor convidado do Programa Pós-Graduação Lato sensu da FDC. Diretor Executivo da TECINOVA Soluções Corporativas LTDA. Possui quatorze anos de experiência na formação de profissionais e executivos nas diferentes áreas de negócios. Associado individual da SBGC, ANPAD e ANCIB. Atua principalmente nas áreas de Gestão do conhecimento e da Informação; Inovação; Redes de Colaboração e Aprendizagem; Transferência de Tecnologia e Conhecimento e Estratégia e Estrutura Organizacional.

Leandro Cearenço Lima, Universidade FUMEC

Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC (2018), Especialização em Marketing Estratégico pela Universidade FUMEC (2013) e Graduação em Administração com Enfase em Gestão Estratégica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009). Atualmente é consultor de negócios no Itaú-Unibanco S/A.

Maria Zuleila Carmona Regino Campos, Universidade FUMEC

Profissional com Mestrado em Administração pela PUC-MG (2008), MBA Empresarial pela Fundação Dom Cabral (2005), Especialização lato sensu pela Universidade Federal de Minas Gerais / Escola de Ciência da Informação (1998), ênfase em Planejamento e Gestão em Ciência e Tecnologia e Capacitação em Gestão Estratégica de Tecnologia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo FEA/USP, graduada em Administração de Empresas, com habilitação em Comércio Exterior pela UNA. Aposentada pela Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), onde atuou em diversas áreas, destacando-se as áreas de Gestão Estratégica de Tecnologia e Energias Alternativas (Gestão de projetos de pesquisa e desenvolvimento) e a Universidade Corporativa da CEMIG (UNIVERCEMIG). Na primeira, as atividades envolveram a coordenação de programas institucionais de projetos de pesquisa e desenvolvimento na área de energia, a assessoria na implantação de Programa de Gestão Estratégica de Tecnologia na CEMIG, a realização de pesquisa de cenários setoriais, ações de prospecção e identificação de tecnologias e alternativas energéticas aplicáveis aos negócios da CEMIG e contato com universidades e centros de pesquisas para estabelecimento de contratos e convênios. Na UNIVERCEMIG, participou da concepção e implantação da universidade corporativa e atuou na coordenação dos processos de Andragogia. Pesquisador nos projetos de P&D D466 - ?Desenvolvimento Sistema de Gestão do Conhecimento Tecnológico da Cemig e P&D D0594 Modelagem de fatores antecedentes e requisitos de Modelo automatizado de medição e monitoramento do Sistema de Gestão da Qualidade da Cemig, ambos do programa Cemig-Aneel.

Citas

Abbaszadeh, M. A., Ebrahimi, M., & Fotouhi, H (2010). Developing a causal model of critical success factors for knowledge management implementation. Anais do International Conference on Education and Management Technology, Cairo, Egito.

Akhavan, P., Jafari, M., & Fathian, M. (2006). Critical success factors of knowledge management systems: a multi-case analysis. European Business Review, 18(2), 97-113.

Al-Mabrouk, K. (2006). Critical success factors affecting knowledge management adoption: a review of the literature. Anais do Innovations in Information Technology, Dubai, Emirados Árabes.

Altaher, A. M. (2010). Critical success factors of implementation knowledge management process. Anais do International Conference on Information Society, Londres, Inglaterra.

Andrade, R., & Amboni, N. (2017). TGA – Teoria Geral da Administração. Elsevier: Brasil.

Anggia, P. et al (2013). Identifying critical success factors for knowledge management implementation in organization: a survey paper. Anais do International Conference on Advanced Computer Science and Information Systems, Bali, Indonésia.

Antunes, C. P. et al. (2018). Revisão sistemática sobre práticas corporais na perspectiva das práticas integrativas e complementares em saúde. Motrivivência, 30(55), 227-247.

Arif, M. J., & Shalhoub, M. H. B. (2014). Critical success factors with its effective role in knowledge management initiatives in public and private organizations in Saudi Arabia: experts’ perspectives. Life Science Journal, 11(6),636-645.

Bardin, L. (1977). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Capra, F. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. (9a ed.) São Paulo: Cultrix.

Copetti, J., Soares, R., & Folmer, V. (2018). Educação e saúde no contexto escolar: compartilhando vivências, explorando possibilidades. (2a ed.) Uruguaiana: Universidade Federal do Pampa.

Cormen, T. H. (2002). Algoritmos: teoria e pratica. Rio de Janeiro: Campus.

Crema, R. (2015). Introdução à visão holística: breve relato de viagem do velho ao novo paradigma. (6a ed.) São Paulo: Summus.

Davenport, T. H., De Long, D. W., & Beers, M. C. (1998). Successful knowledge management projects. Sloan Management Review, 39(2), 43-57.

Del Massa, H. C. O., Damian, I. P. M., & Valentim, M. L. P. (2018). Competência em informação no apoio à Gestão do Conhecimento. Informação & Sociedade, 28(1), 257-267.

Ferreira, V. C. P. et al (2009). Modelos de gestão. (3a ed.) Rio de Janeiro: Editora FGV.

Flick, U. (2004). Uma introdução à pesquisa qualitativa. (2a ed.) Porto Alegre: Bookman.

Folloni, A. (2016). Introdução à teoria da complexidade. Curitiba: Jaruá Editora.

Fteimi, N. (2015). Analyzing the literature on knowledge management frameworks: Towards a normative knowledge management clas-sification schema. Anais do 23rd European Conference on Information Systems, Münster, Alemanha.

Futami, A. H. (2001). Um modelo de Gestão do Conhecimento para a melhoria de qualidade do produto. Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

Gaeversen, L. (2018). Compartilhamento de conhecimento nas atividades de gestão da Escola de Engenharia da UFRGS. Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, RS, Brasil.

Gai, S.; Xu, C (2009). Research of critical success factors for implementing knowledge management in China. Anais do International Conference on Information Management, Innovation Management and Industrial Engineering, Xi'an, China.

Gaskell, G., & Bauer, M. W. (2002). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes.

Heisig, P. (2009). Harmonisation of knowledge management – comparing 160 KM frameworks around the globe. Journal of Knowledge Management, 13(4), 4-31.

Holsapple, C. W., & Joshi, K. D. (1999). Description and analysis of ex-isting knowledge management frameworks. Anais do 32nd Annual Hawaii International Conference on IEEE, Maui, Estados Unidos.

Kuhn, T. S. (1998). A estrutura das revoluções científicas. (5a ed.) São Paulo: Editora Perspectiva.

Kumar, S., Singh, V., & Haleem, A. (2015). Critical success factors of knowledge management: modelling and comparison using various techniques. International Journal of Industrial and Systems Engineering, 21(2), 180-206.

Kumar, S., Singh, V., & Haleem, A. (2015). Critical success factors of knowledge management: modelling and comparison using various techniques. International Journal of Industrial and Systems Engineering, 21(2), 180-206.

Lin, Y-C., & Lin, L-K. (2006). Critical success factors for knowledge management studies in construction. Anais do International Symposium on Robotics and Automation in Construction, Tóquio, Japão.

Lipnack, J., & Stamps, J. (1999). Virtual teams; the new way to work. IEEE Engineering Management Review, 27(4), 90-95.

Luz, A. A. (2017). Um modelo para gestão de transferência de conhecimento e tecnologia para estágio acadêmico. Tese de doutorado, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, PR, Brasil.

Maciel, C., & Silva, A. (2008). Gerenciando pessoas utilizando modelos holísticos. Revista da Administração Contemporânea, 12(1), 35-58.

Minayo, M. C. S. (1998). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. (5a ed.) São Paulo: Hucitec.

Morin, E. (2005). Ciência com consciência. (8a ed.) Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

Nadler, D. A., & Gerstein, M. S. (1994). Projetos de sistemas de trabalho de alto desempenho: como organizar pessoal, trabalho, tecnologia e informação. In: Nadler, D. A., Gerstein, M. S., & Shaw, R. B. Arquitetura organizacional: a chave para a mudança empresarial (pp. 95-114). Rio de Janeiro: Campus.

Naghavi, M., Dastaviz, A., & Nezakati, H. (2013). Relationships among critical success factors of knowledge management and organizational performance. Journal of Applied Sciences, 13(5), 755-759.

Nogueira, A. P., & Miranda, A. C. D. (2018). Gestão do conhecimento no setor público: um estudo sobre os artigos publicados em periódicos nacionais no período 2005-2015. Encontros Bibli, 23(52), 73-83.

Nonaka, I., & Takeuchi, H. (1997). Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. (10a ed.) Rio de Janeiro: Campus.

Pereira, M. F. (2017). A gestão organizacional em busca do comportamento holístico. In: Angeloni, M. T. Organizações do conhecimento: infra-estrutura, pessoas e tecnologia (pp. 2-28). São Paulo: Saraiva.

Ramalho, W., Locatelli, R. L., & Silva, S. D. C. D. (2018). Análise organizacional sob a ótica da teoria da complexidade: proposição e aplicação de um modelo. Revista Gestão & Tecnologia, 18(2), 200-223.

Rocha, J. R., & Monteiro, L. V. B. (2018). A dimensão espiritual na compreensão do fenômeno saúde-doença na psicologia da saúde. Caderno de Graduação, Ciências Biológicas e da Saúde, 4(2), 15-30.

Rubenstein-Montano, B. et al (2001). A systems thinking framework for knowledge management. Decision Support Systems, 31(1), 5-16.

Sedighi, M., & Zand, F. (2012). Knowledge management: review of the critical Success factors and development of a conceptual classification model. Anais do International Conference on ICT and Knowledge Engineering, Bankok, Tailândia.

Sedighi, M.; Zand, F. (2012). Knowledge management: Review of the Critical Success Factors and development of a conceptual classification model. Anais do International Conference on ICT and Knowledge Engineering, Bangkok, Thailand.

Silva, R. O. (2013). Teorias da administração. (2a ed.) São Paulo: Pearson Education do Brasil.

Silva, R. S. G. (2011). Proposta de diretrizes para o desenvolvimento da gestão do conhecimento por meio de comunidades de prática. Dissertação de mestrado, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Skyrme, D., & Amidon, D. (1997). The knowledge agenda. Journal of Knowledge Management, 1(1), 27-37.

Tavares, R. B., Costa, S. M. D. S., & Leite, F. C. L. (orgs.) (2018). Comunicação da informação, gestão da informação e gestão do conhecimento. Brasília: Ibict.

Terra, J. C. C. (2005). Gestão do conhecimento: o grande desafio empresarial. (5a ed.) Rio de Janeiro: Elsevier.

Valmohammadi C. (2010). Investigation and assessment of critical success factors of knowledge management implementation in Iranian small-to-medium sized enterprises. Journal of Applied Sciences, 10(19), 2290-2296.

Valmohammadi, C. (2010). Investigation and assessment of critical success factors of knowledge management implementation in Iranian small-to-medium sized enterprises. Journal of Applied Sciences, 10 (19), 2290-2296.

Wai, Y. M.; Hong, A. N. H., & Din, S. (2011). B. Critical success factors and perceived benefits of knowledge management implementation: Towards a conceptual framework. Australian Journal of Basic and Applied Sciences, 5(10), 754-760

Wong, K. Y. (2005). Critical success factors for implementing knowledge management in small and medium enterprises. In-dustrial Management & Data Systems, 105(3), 261-279.

Wong, K. Y., & Aspinwall, E. (2005). An empirical study of the important factors for knowledge-management adoption in the SME Sector. Journal of Knowledge Management, 9(3), 64-82

Zieba, M., & Zieba, K. (2014). Knowledge management critical success factors and the innovativeness of KIBS companies. Engineering Economics, 25(4), 458-465.

Ziviani, N. (2014). Projeto de algoritmos com implementações em pascal e c. (3a ed.) Cengage Learning.

Publicado

2019-11-19

Cómo citar

Corrêa, F., Ziviani, F., Lima, L. C., & Campos, M. Z. C. R. (2019). A Gestão do Conhecimento holística: análise de aderência do modelo de Futami (2001). Revista Gestão & Tecnologia, 19(5), 207–230. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2019.v19i5.1539