Usabilidade Percebida e Características de Cursos na Avaliação do Programa de Educação em Software Livre com apoio da Análise Multivariada de Dados

Luis Hernan Contreras Pinochet, Evandro Luiz Lopes, Marcia Carvalho de Azevedo, Lilian de Marche Noffs

Resumo


O artigo buscou avaliar cursos profissionalizantes do Programa de Educação em Software Livre (PESL) a partir de uma análise multivariada de dados. Esta pesquisa faz uma análise quantitativa sobre o Laboratório de Software Livre ministrado por instrutores, que foi realizado na Universidade Federal de São Paulo, no campus da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios. Foram analisados 69 questionários de alunos participantes, com o objetivo de verificar a viabilidade e o resultado do PESL, além de traçar o perfil daqueles que se interessam pelo tema, e verificar o nível de entendimento, dos mesmos, em relação ao Software Livre. Nesta pesquisa aplicou-se a técnica da estatística descritiva, bem como análise multivariada de dados (primeira fase com análise fatorial exploratória e a segunda com estimação do modelo de equações estruturais).  Como resultado pode-se concluir que se trata de um programa acadêmico digitalmente social, pois traz elementos que incentivam e contribuem para o desenvolvimento profissional.


Palavras-chave


Software Livre; Inclusão Digital; Análise Multivariada de Dados

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DOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2016.v16i3.958

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