Dimensões de Consciência dos Consumidores no Processo de Reciclagem do Lixo Eletrônico (E-WASTE)

Fernando Antonio de Melo Pereira, Sofia Batista Ferraz, Silvye Ane Massaini

Resumo


O crescente uso de artigos tecnológicos trouxe um novo tipo de lixo para o meio ambiente, os lixos eletroeletrônicos (e-waste) e o questionamento do que fazer com ele. Este estudo objetivou analisar as dimensões que compõem o comportamento de consumo de produtos eletrônicos e a relação com o nível de consciência no processo de reciclagem por alunos graduandos em Administração enquanto consumidores e futuros gestores. Trata-se de uma pesquisa quantitativa com 166 respondentes, com uso de técnicas de análise multivariada, com análise fatorial exploratória, análise de conglomerados e análise discriminante. Foram identificadas cinco dimensões que explicam a prática da reciclagem do e-waste: ações estratégicas das empresas, benefícios gerados pela reciclagem, barreiras para a prática da reciclagem, presença de pontos de reciclagem e motivação em reciclar. Concluiu-se que a consciência acerca do e-waste é compreendida de diferentes formas e que, apesar da contribuição ser uma medida socialmente aceita, é pouco praticada.


Palavras-chave


E-waste; tecnologia; consumo verde

Texto completo:

PDF

Referências


Carpanez, J. Saiba o que fazer na hora de descartar seu eletrônico usado. Disponível em . Acesso em 03 de dezembro de 2012.

Celinski, T. M.; et al. (2011), Perspectivas para reuso e reciclagem do lixo eletrônico. Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, (2).

Cherobino, V. TI Verde: como reduzir gasto de energia e resíduos em PCs? Computerworld, 2007. Disponível em . Acesso em 05 de novembro de 2012.

Chung, S. S., Lau, K. Y., & Zhang, C. Generation of and Control Measures for, Ewaste in Hong Kong. Waste Management. v. 31, p. 544-554, 2011.

Corrar, L. J., Paulo. E., & Dias Filho, J. M. (2007). Análise Multivariada para os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia. FIPECAFI – Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras: São Paulo: Atlas.

Davis, G., & Herat, S. (2008). Eletronic waste: The local government perspective in Queensland, Australia. Resources, Conservation and Recycling. (52), 1031-1039.

Dias, V. USP utilizará micros ambientalmente sustentáveis e com "selo verde". Disponível em . Acesso em 15 de novembro de 2011.

Dias, R. (2008). Marketing ambiental: ética, responsabilidade social e competitividade nos negócios. São Paulo: Atlas.

Faul, F. et al. (2007). G*Power 3: A flexible power analysis program for the social, behavioral, and biomedical sciences. Behavior Research Methods. 39(2), 175-191.

Fávero, L. P., Belfiore, P., Silva, F. L., & Chan, B. L. (2009). Análise de Dados: modelagem multivariada para tomada de decisões. Rio de Janeiro: Campus.

Freitas, R. F. de. Veja onde descartar objetos obsoletos, como celulares e lâmpadas. Disponível em . Acesso em 06 de novembro de 2012.

Gonçalves-Dias, S. L. F., & Moura, C. (2007). Consumo Sustentável: Muito Além do Consumo “Verde”. In: XXXI Enanpad - Encontro dos programas de pós-graduação em Administração, 2007, Rio de Janeiro. Anais do XXXI Enanpad.

GREENPEACE(a). Greener Eletronics. Disponível em . Acesso em 09 de novembro de 2012.

_________________________(c). Where does e-waste end up? Disponível em . Acesso em 09 de novembro de 2012.

Hair, J. F. Jr.; Anderson, R. E.; Tathan, R. L.; Black, W. C. (2009). Análise Multivariada de Dados. 6. ed. Porto Alegre: Bookman.

Kahhat, R., Kim, J., Xu, M., Allenby, B., Williams, E. & Zhang, P. (2008). Exploring e-waste management systems in the United States. Resources, Conservation and Recycling. (52), 955-964.

Kinnear, T. C, Taylor, J. R & Ahmed, S.A. (1974). Ecologically concerned consumers: who they are? Journal of Marketing, (38), 20-24.

Kotler, P., & Keller, K. (2006). Administração de Marketing (12 Ed). São Paulo: Prentice Hall.

Leite, P. R., Lavez, N., & Souza, V. (2009). Fatores da logística reversa que influem no reaproveitamento do “lixo eletrônico”–um estudo no setor de informática. Anais do SIMPOI.

Mayr, S. et al. (2007). A short tutorial of G*Power. Tutorials in Quantitative Methods for Psychology. 3(2), 51-59.

Maleshefski, T. (2006). It Planner 5 Steps To Green IT. Eweek, 24(32), 40-46.

Mostafa, M. M. (2006). Antecedents of Egyptian Consumers' Green Purchase Intentions'. Journal of International Consumer Marketing, 19(2), 97-126, 2006.

Porter, M. E. (1999). Competição – on competition: estratégias competitivas essenciais. 4 ed. Rio de Janeiro: Campus.

Ottman, J. (1993). Marketing Verde: desafios e oportunidades para a nova era do marketing. São Paulo, Makron Books.

Portilho, F. (2005). Sustentabilidade ambiental, consumo e cidadania. São Paulo: Cortez.

Roberts, J. A. (1993). Sex differences in socially responsible consumers' behavior. Psychological Reports, (73), 139–148.

Robinson, B. H. (2009). E-waste: An assessment of global production and environmental impacts. Science of The Total Environment, 408(2).

Rodrigues, Â. C. (2007). Impactos socioambientais dos resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos: estudo da cadeia pós-consumo no Brasil. Tese de Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.

Saphores, J. D. M., Nixon, H., Ogunseitan, O. A., & Shapiro, A. A. (2009). How much e-waste is there in US basements and attics? Results from a national survey. Journal of Environmental Management, (90), 3322-3331.

Seroa Da Motta, R. (2002). Social and economic aspects of CDM options in Brazil. In: BARANZINI, A.; BUERGENMEIER, B. (Eds.). Climate change: issues and opportunities for developing countries, special issue. International Journal of Global Environmental Issues, 2 (3/4).

SBRT – Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas. Descarte de peças obsoletas de computadores. São Paulo, 2006. Disponível em . Acesso em 02 de dezembro de 2012.

Turban, E., Mclean, E. & Wetherbe, J. (2004). Tecnologia da informação para gestão (3. ed). Porto Alegre: Bookmam.

Wang, Z., Zhang, B., Yin, J. & Zhang, X. (2011). Willingness and behavior towards e-waste recycling for residents in Beijing city. Journal of Cleaner Production, (19), 977-984.

Webster JR., F.E. (1975). Determining the characteristics of the socially conscious consumer. Journal of Consumer Research, 2(3), 188-196.

Widmer, R.; Krapf, H. O.; Khetriwal, D. S.; Schnellmann, M.; Boni, H. Global perspectives on e-waste. Environmental Impact Assessment Review. v. 25, p. 436-458, 2005.




DOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2014.v14i3.699

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2014 Revista Gestão & Tecnologia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.