Indicadores de Desempenho na Gestão de Projetos Sociais Sustentáveis: Proposição de Modelo para os Centros Vocacionais Tecnológico

Ester Eliane Jeunon, Leonardo Mattos Santos

Resumo


Este trabalho objetivou desenvolver modelo de indicadores para mensuração da sustentabilidade de projetos sociais adotados como políticas de inclusão social. Como unidade de análise foram escolhidos os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT) implantados em diversas cidades do estado do Estado de Minas Gerais pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SECTES. Para a elaboração do modelo, realizou-se pesquisa bibliográfica e de campo. Na primeira buscou-se identificar, na literatura, modelos de indicadores, adotados para mensuração de projetos sociais. Na pesquisa de campo realizou-se entrevistas com profissionais da SECTES, com os responsáveis pela gestão e funcionamento dos CVTs e com os gestores de Organizações Não Governamentais, responsáveis pela administração de tais centros. Para a análise dos dados utilizou-se a metodologia DSC - Discurso do Sujeito Coletivo desenvolvida por Lefèvre, Lefèvre e Teixeira (2000). A partir dos dados levantados foi possível identificar as dimensões que compõem a sustentabilidade dos CVTs, como também formular uma proposta de modelo. As dimensões apresentadas no modelo são: espaço- ambiental, estrutural, financeira, socioambiental, econômica e político-institucional.


Palavras-chave


Gestão de projetos, Sustentabilidade, Indicadores, Centro vocacional tecnológico, Discurso do Sujeito Coletivo

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DOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2014.v14i2.667

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