Importância dos Aspetos em Desempenho de Serviços: Estudo de Caso em Start-Up de ERP para E-Commerce no Modelo de Cloud Computing (SAAS)

Priscila Nesello, Rafael Giovanella, Vilmar Antonio Gonçalves Tondolo, Flávio Régio Brambilla

Resumo


As novas tecnologias baseadas na web e a oferta de recursos que podem ser fornecidos como serviço (as a service), em um ambiente de computação em nuvem (cloud computing), tem sido consideradas áreas de atuação no contexto de serviços. Esse artigo analisa a importância dos aspectos de desempenho em serviços de uma start-up desenvolvedora e fornecedora de sistemas ERP (enterprise resource planning) para operações de comércio eletrônico (e-commerce), bem como suas origens e trade-offs. A avaliação foi realizada por meio de pesquisa quantitativa e exploratória. O objetivo foi analisar como os clientes de uma empresa de tecnologia, organizados em duas categorias (empresas médias e pequenas), reconhecem a importância dos aspectos de desempenho em serviços. Os resultados mostram que as empresas médias, ainda não tem claro quais aspectos são os mais importantes para o seu negócio e os pequenos atribuem uma maior importância para "atendimento".


Palavras-chave


Cloud Computing; Desempenho; Serviços.

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DOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2014.v14i3.653

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