O Movimento em Torno da Competência e Formação de Administradores: Algumas Reflexões

Anderson de Souza Sant'anna

Resumo


O presente trabalho tem como propósito contribuir com elementos que venham a propiciar às instituições de ensino de administração maior reflexão acerca do construto competência e suas potenciais implicações no desenvolvimento de projetos, currículos e conteúdos aderentes a essa noção. Comumente, aponta-se que as propostas de formação que seriam responsáveis por desencadear novos padrões de desempenho organizacional não colaboram para o desenvolvimento dos novos perfis profissionais requeridos, resultando em gaps entre conteúdos, experiências e vivências exploradas nos programas de formação e no processo de transformação desses recursos em competência. Tendo por base tais observações e a importância que vem sendo atribuída à noção de competência nos contextos acadêmicos e empresariais, este artigo tem como objetivo proceder, a partir de revisão de literatura que visa identificar as principais diferenças e pontos comuns que marcam as diversas definições de competência, uma análise crítica de tal noção e de suas potenciais implicações na formação de administradores. Como resultados reitera-se o questionamento de Fleury e Fleury (2001) sobre até que ponto, ao agregar valor econômico à organização, a noção de competência estaria também agregando valor social ao indivíduo, como profissional e cidadão.

PALAVRAS-CHAVE: Competências; gestão por competências; desenvolvimento de competências; formação de administradores; ensino de administração.


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DOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2010.v10i1.63

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