Como as Empresas de Base Tecnológica Protegem suas Informações e Conhecimentos

Ernani Elias de Souza, Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos, George Leal Jamil

Resumo


Este artigo tem por objetivo principal analisar como as empresas de base tecnológica gerenciam e protegem suas informações e seus conhecimentos estratégicos. Para isso, utilizou-se de conceitos essenciais como dado, informação, conhecimento, gestão, gestão da informação e do conhecimento, proteção da informação e do conhecimento, além de vetores de vazamentos de informações e conhecimentos. Com a base conceitual consolidada, foi feito um estudo de caso com três empresas de base tecnológica. Para viabilizar a pesquisa, foi construído um questionário, sendo este respondido por pessoas diretamente ligadas aos processos de informações e conhecimentos organizacionais das empresas pesquisadas. Os resultados obtidos revelaram que as empresas pesquisadas não possuíam qualquer processo estruturado de gestão e proteção de suas informações e conhecimentos, apesar de todas possuírem uma clara consciência sobre a importância vital que é lidar com tais questões. Em suma, as empresas pesquisadas ainda terão que percorrer um longo caminho até viabilizarem a estruturação de seus processos de gestão da informação e do conhecimento, e também proverem a proteção de suas informações e conhecimentos. Isso abre um campo para atuação de consultores na área.

PALAVRAS-CHAVE: Gestão do Conhecimento, Gestão da Informação, Proteção do Conhecimento, Proteção da Informação. Empresas de Base Tecnológica

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DOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2010.v10i1.60

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