Comunidade de Marcas e os Proprietários de Harley-Davidson de Belo Horizonte.

Luiz Osvaldo Vilar de Almeida, Mauro Calixta Tavares, André Torres Urdan, Dalton Jorge Teixeira

Resumo


Estudos a respeito das comunidades de marca tem despertado grande interesse para os profissionais de marketing com o propósito de desenvolver e solidificar a lealdade dos consumidores de uma marca.  Este estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa exploratória, buscando investigar se os proprietários de motocicletas da marca Harley-Davidson pertencentes à clubes de motociclismo podem se constituir em uma comunidade de marca. Em sua base teórica, estão evidenciados os principais autores que estudam as comunidades de marca, partindo do artigo escrito por McAlexander e Schouten (1995). Foram entrevistados onze membros de onze motoclubes de Belo Horizonte. Pelos resultados obtidos concluiu-se que as comunidades tem proporcionando, ambientes de convivência com seus membros estabelecendo e solidificando a lealdade a marca.  Observou-se também, que apenas três dos motoclubes pesquisados podem ser reconhecidos como comunidades de marca. Outro fato constatado é que nos outros oito motoclubes pesquisados, apesar de haver uma predominância de proprietários da marca harley-Davidson, eles aceitam proprietários de outras marcas demonstrando assim o que os teóricos atuais denominam como “Estilo de Vida”

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DOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2013.v13i3.589

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