Sistema Nacional de Inovação de Cabo Verde: Um estudo exploratório de atores e capacidades

Laane Lima Queiroz Lima Queiroz, Ilze Eneida Paris Conceição, José Carlos Lázaro Silva-Filho

Resumo


As empresas estão cada vez mais buscando novas formas de se manter no mercado, estimulando a inovação que, por sua vez, tem se tornado fator chave para o desenvolvimento econômico e para a competitividade das nações. Tendo em vista as diferenças existentes entre os países quanto ao desempenho inovativo, o artigo propõe fazer uma análise sobre o sistema nacional de inovação em Cabo Verde, pequeno país localizado na costa ocidental africana. Para isso, pretende-se verificar a situação atual do desenvolvimento da ciência e tecnologia como elementos importantes de inovação. Trata-se de um estudo quantitativo; bibliográfico-documental, quanto aos meios; exploratório-descritivo quanto aos fins. Foram utilizados dados secundários do Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde (INECV) e do Ministério da Educação Superior, Ciência e Inovação (MESCI) de 2000 a 2010 referentes aos investimentos em pesquisa e desenvolvimento e envolvimento das empresas nas atividades de inovação por meio de indicadores. Nos resultados, constatou-se que Cabo Verde ainda apresenta baixo investimento em ciência e tecnologia, sendo feita predominantemente pelas parcerias entre instituições e governos. A inovação limita-se a aquisição de novas tecnologias do exterior e a uma pequena participação de Cabo Verde em mercados altamente competitivos e tecnológicos. Conclui-se que o sistema nacional de inovação do País ainda se apresenta num estado embrionário, tendo em vista a fraca interação entre empresas e instituições de pesquisa em Cabo Verde, mas com tendência a se desenvolver devido aos esforços que tem feito nesse sentido e as parcerias internacionais.

Palavras-chave


sistema nacional de inovação, ciência, tecnologia

Texto completo:

PDF

Referências


ADEI – Agência para o Desenvolvimento Empresarial de Inovação.Missão e objetivos.Disponível em:. Acessoem 23 janeiro 2013.

ARCHIBUGI, D., DENNI, M., FILIPPETTI, A.The Global Innovation Scoreboard 2008: the dynamics of the innovative performances of countries. Pro-InnoEurope, InnoMetrics,EuropeanCommission, 2009.

CABO VERDE. Cabo Verde: breve apresentação. Disponível em:. Acesso em 25 de janeiro de 2013.

CUNHA, S. K; NEVES, P. Aprendizagem tecnológica e a teoria da hélice tripla: estudo de caso num apl de louças.Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 97-111, 2008.

CASSIOLATO, J.; LASTRES, H. Sistemas de inovação e desenvolvimento: as implicaçõesde política. In: São Paulo em Perspectiva, v. 19, n.1, p.34-45, jan./mar. 2005.

COLLIS, J. HUSSEY, R. Pesquisa em Administração: um guia prático alunos de graduação e pós-graduação. Porto Alegre: Bookman, 2005.

ENGEROFF, R.; BALESTRIN, A. Inovação fechada versus inovação aberta: um estudo de caso da indústria de cutelaria. In: SIMPÓSIO DE GESTÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, XXV, 2008. Anais... Brasília: ANPAD, 2008.

FREEMAN, C. Technology Policy and Economic Performance: lessons from Japan. London/New York: Pinter Publishers. 1987.

___________. Continental, national and sub-national innovation systems: complementarity and economic growth. ResearchPolicy, v.31, p.191–21, 2002.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1996.

GIS- Global innovation scoreboard.Global innovation scoreboard.Pro-Inno Europe, Inno Metrics, European Commission. Disponivel em: . Acesso em 05 de janeiro de 2013.

INECV – Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde. População e Condição de Vida. Disponívelem: Acessoem 10 Janeiro de 2013.

LUNDVALL, B. A. National systems of production, innovation and competence building.Research Policy.v.31, p. 213–231, 2002.

MALERBA, F. Sectoral system of innovation and production.ResearchPolicy, v.31, p.247–264, 2002.

MESCI – Ministério da Educação Superior, Ciência e Inovação. Capacitação institucional no domínio de ciência e tecnologia em cabo verde: diretrizes estratégicas para a ciência, tecnologia e inovação. Cabo Verde: março, 2005.

__________. Anuário Estatístico 2010-11. 2 ed. Cabo Verde,maio, 2012. Disponível em:. Acesso em 20 dezembro de 2012.

NELSON, R. R. Sistemas Nacionais de Inovação: Retrospecto de um estudo. In: Nelson, R. R. As fontes do crescimento econômico.Campinas: Editora da Unicamp, 2006.

OCDE- Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico.Manual de Oslo: Diretrizes para a coleta e interpretação de dados sobre Inovação. 3ª ed., tradução FINEP, 1997. Disponível em: . Acesso em 05 de dezembro de 2012.

PUFFAL, D. P.; COSTA, A. B. A interação universidade-empresa e a inovação: resenha de estudos e a situação Brasileira. In: SIMPÓSIO DE GESTÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, 25., 2008, Brasília. Anais... Brasília: ANPAD, 2008.

TRIVINOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2007.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2011.

RITA, L. P. S.; PAULA, M. A.; VIANA FILHO, J. C. Análise do sistema setorial de inovação em empresas do setor químico. In: SIMPÓSIO DE GESTÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, 2008, Brasília. Anais... Brasília: ANPAD, 2008.

VASCONCELOS,M. C. R. L. A Inovação no Brasil em comparação com a Comunidade Européia: Uma Análise sobre os Desafios e Oportunidades, com base em Indicadores. In: SIMPÓSIO DE GESTÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, 2008, Brasília. Anais... Brasília: ANPAD, 2008.

VERGARA, S.V. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2000.




DOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2014.v14i1.518

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2014 Revista Gestão & Tecnologia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.