Gestão de processos: uma metodologia redesenhada para a busca de maior eficiência e eficácia organizacional

Simone Pradella

Resumo


Para atender as necessidades de mudança oriundas do contexto organizacional e dos desejos dos clientes apresentados em uma cadeia de valor dinâmica, as organizações buscam a melhoria contínua dos seus processos. Para tanto, o presente trabalho teve como foco o desenvolvimento de uma pesquisa exploratória na busca de metodologias de análise e redesenho de processos aderentes à gestão de processos, propondo a partir do estudo o aprimoramento da metodologia Novo Olhar, aperfeiçoando principalmente o detalhamento do passo a passo para uma implantação com maior qualidade, padronização e agilidade. Nessa proposta de otimização da metodologia destaca-se a etapa de simulação de processos aplicada em uma organização geradora de conhecimento, que atua no ramo de serviços educacionais. Esta aplicação visou à melhoria do desempenho dos seus processos de serviço, pois os mesmos são mais complexos, e as metodologias atuais não apresentam todas as etapas necessárias para expor resultados eficientes e eficazes de desempenho obtidos a partir do redesenho antes da etapa de implantação. A proposta de otimização da metodologia Novo Olhar foi ilustrada através da definição de um novo ciclo da gestão de processos que inicia nas estratégias organizacionais, a partir da cadeia de valor da instituição, e se retroalimenta com o gerenciamento, visando à melhoria e otimização da etapa de análise e redesenho de processos por meio da simulação. A metodologia de pesquisa empregada foi à pesquisa-ação, obtendo como principais resultados a validação Institucional da metodologia Novo Olhar – Fase de Análise e Redesenho, onde destaca-se a inclusão da etapa de simulação de processos, com o software Arena, que apresentou dados satisfatórios na simulação realizada com o processo de suporte da IES. A partir da análise dos resultados da simulação, identificou-se a relevância desta etapa para o desenvolvimento de um redesenho de processos de serviço com maior eficiência e eficácia.

Palavras-chave


Gestão de Processos; Melhoria Contínua; Simulação de Processos.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSUNÇÃO, M. A.; MENDES, P. J. V. Mudança e Gestão de Processo em Organização Pública. Congresso Internacional del CLAD. Anais... Santo Domingo: CLAD, p. 14, 2000.

BALL, P. Introduction to Discrete Event Simulation. 2nd DYCOMANS Workshop on Management and Control: Tools in Action, in Algarve, Portugal. 15th-17th May, 1996.

BARNETT, M. W. Modeling & Simulation in Business Process Management. Gensym Corporation, 2003.

BPM CBOK. Guide to the Business Process Management Common Body of Knowledge. versão 2.0. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2010.

CAMPOS, Eneida, R. Metodologia de Gestão por Processos. Campinas: UNICAMP, 2007 - Edição Revisada. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2010.

CHWIF, L.; MEDINA, A. C. Modelagem e Simulação de Eventos Discretos: Teoria e Aplicações. 2ª ed., Ed. dos Autores: São Paulo, 2007.

CRUZ, Tadeu. Sistemas, Métodos & Processos – Estudo Integrado das Novas Tecnologias da Informação e Introdução à Gerência do Conteúdo e do Conhecimento. São Paulo: Atlas, 2002.

_____, Tadeu. Sistemas, Métodos & Processos – Administrando Organizações por meio de Processos de Negócios. São Paulo: Atlas, 2003.

DO, Assessoria de Desenvolvimento Organizacional. Metodologia de Gestão de Processos, 2006. Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2010.

FEIGENBAUM, A. V. Controle da Qualidade Total. Makron Books, 1994.

GALVÃO, C. A. C.; MENDONÇA, M. F. F. Acontecer na Qualidade Total: análise e melhoria de processos. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1996.

HAMMER, Michael. Empresa voltada para processos. HSM Management, n.9, ano 2, jul/ago, 1998.

KLUYVER, C. A.; PEARCE II, J. A. Estratégia: uma visão executiva. 2 ed. São Paulo: Pearson Education Hall, 2007.

OLIVEIRA, S. B.; NETO, M. A. A. Análise e modelagem de processos. In: VALLE, R.; OLIVEIRA, S. B. (Org.). Análise e Modelagem de Processos de Negócio. São Paulo: Atlas, 2009.

PRADELLA, Simone. Um novo olhar. In: Revista Document Management. São Paulo: Editora Guia de Fornecedores Ltda, n. 15, Dez, 2009 p. 40.

SHIBA, S.; GRAHAN, A.; WALDEN, D. TQM: Quatro revoluções na gestão da qualidade. São Paulo: Bookman, 1997.

THIEVES, Juarez Jonas Júnior. Workflow - Uma tecnologia para transformação do conhecimento nas organizações - Estudo de caso no Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina – CEEE. SC, 2. ed. rev., Florianópolis: Insular, 2001.

THIOLLENT, M. Pesquisa-Ação nas Organizações. São Paulo: Atlas, 1997.




DOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2013.v13i2.486

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2013 Revista Gestão & Tecnologia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.