Estratégia de Investimentos em Tecnologia da Informação e Comunicação e a Evolução da Indústria Bancária Brasileira: Análise Geral e dos Maiores Bancos Privados

Oscar Bombonatti Filho, Marcos Antonio Gaspar, Marco Antonio Pinheiro da Silveira, Edmilson Alves de Moraes

Resumo


A indústria bancária brasileira investe de forma contínua em tecnologia da informação e comunicação (TIC) e cinco bancos detêm mais de 60% dos ativos, lucros e agências. A partir deste cenário, o objetivo desse trabalho foi identificar a evolução dos principais números do setor como um todo no período de 2000 a 2011 e em particular, os números específicos dos dois maiores bancos privados do Brasil - Bradesco e Itaú, e a possível relação com investimentos em TIC realizados nesse mesmo período. Por meio de pesquisa documental e revisão da literatura, são apontados indicadores que levam a concluir sobre a continuidade crescente do setor, sobre o fortalecimento dos bancos Bradesco e Itaú assim como a relação com investimentos contínuos em TIC.

Palavras-chave


Estratégia. Tecnologia da Informação e Comunicação. Indústria bancária. Indústria bancária brasileira.

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DOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2013.v13i1.461

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