O Processo de Implementação da Estratégia: Um Estudo Segundo os Modelos de Hart (1992)

Rodrigo Angonese, Rosalia Aldraci Barbosa Lavarda, Carlos Eduardo Facin Lavarda

Resumo


Hart (1992) sugere cinco modelos para caracterizar o processo de implementação da estratégia nas empresas. Considerando esse contexto, o objetivo deste trabalho é verificar como os modelos de implementação da estratégia propostos por Hart (1992) são aplicados nas organizações. Para atingir o objetivo considera-se no estudo o fator contingencial relacionado à estabilidade ou instabilidade do ambiente. A pesquisa classificou-se como qualitativa adotando-se um estudo de caso. Os dados foram coletados por entrevista aplicada ao nível gerencial de cada empresa. Uma empresa foi caracterizada por atuar em um ambiente estável, enquanto que outra foi classificada por atuar em um ambiente instável. Os resultados apontam que ambas as empresas adotam uma combinação customizada de modelos para caracterizar o processo de implementação estratégica. O fator contingencial ambiente atuou como direcionador para a escolha dos modelos e não como um fator determinante. Ambas as empresas apresentaram classificação em modelos que não são frequentes em relação às características do ambiente de atuação.

Palavras-chave


Estratégia; Hart; Ambiente; Contingência

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DOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2013.v13i1.448

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