Trabalho precário: um estudo com trabalhadores da agroindústria frigorífica brasileira

Elaine Monteiro da Silva, Georgina Luna Batinga, Leonardo Tonon

Resumo


Objetivo: Analisar as condições precárias de trabalho vivenciadas por trabalhadores que atuam no setor da agroindústria frigorífica brasileira.

Metodologia: Foi realizada uma extensa pesquisa documental que considerou relatórios técnicos emitidos por auditores do trabalho, documentários e matérias jornalísticas sobre o tema.

Originalidade/relevância:  Historicamente a agroindústria frigorífica brasileira abriga o trabalho precário que degrada, adoece e dilacera o trabalhador e seus direitos. A rotina do trabalho na agroindústria é caracterizada pelo adoecimento, mutilações e envelhecimento precoce, reforçando uma estrutura marcada pela precarização e superexploração. Apesar de sua importância individual e social, este tema raramente é abordado em uma perspectiva crítica, tal como a que apresenta neste artigo.

Principais resultados: Os resultados demonstram um crescimento sistemático na precarização no setor, nas condições de (in) segurança e saúde do trabalhador, com registro de afastamentos e adoecimentos, a despeito dos ganhos na produtividade e no faturamento do setor.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2023.v23i4.2731

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2023 Revista Gestão & Tecnologia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.