Coopetição e desempenho de aglomerações e suas empresas: estudo em Shopping Centers

João Vitor Brasil Rocha, Joice Denise Schäfer, Valdirene Gasparetto

Resumo


Objetivo do estudo: O objetivo deste estudo foi identificar o impacto da coopetição no desempenho de aglomerações de shoppings centers de Florianópolis, SC, e das suas lojas.

Metodologia/abordagem: Realizou-se pesquisa descritiva e quantitativa por meio de questionário aplicado a profissionais atuantes em 120 lojas dos três maiores shoppings centers de Florianópolis. Em seguida, os dados foram tabulados e analisados por meio da modelagem de equações estruturais.

Originalidade/Relevância: Embora aglomerações como shoppings centers sejam locais de ocorrência constante de coopetição, poucas pesquisas têm analisado esse fenômeno neste contexto. Dito isso, o estudo das relações de competição e cooperação concomitantemente pode auxiliar a compreensão de como diferentes níveis de coopetição podem afetar o desempenho.

Principais resultados: Os resultados da pesquisa evidenciam um transbordamento do desempenho das aglomerações para as lojas atuantes nos shopping centers investigados. Além disso, os resultados apontaram relação positiva entre o nível de cooperação das lojas e seus respectivos desempenhos. O nível de competição entre as lojas, por outro lado, parece não influenciar seu desempenho ou das aglomerações.

Contribuições teóricas/metodológicas: Este estudo contribuiu para a literatura sobre coopetição ao evidenciar que o ajuste no nível de cooperação entre as lojas de um aglomerado é relevante para o desempenho individual dessas organizações.

Contribuições para a gestão: Iniciativas desenvolvidas pela administração das aglomerações devem ser planejadas de forma a não sacrificar o desempenho das lojas nelas instaladas, em prol dos seus próprios resultados, já que no longo prazo esta dinâmica é insustentável.


Palavras-chave


Competição; Cooperação; Coopetição; Aglomerações; Desempenho.

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DOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2023.v23i2.2405

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