Antecedentes da satisfação em E-Commerce: análise da percepção dos alunos da Universidade Federal do Piauí – UFPI

João Pedro Macêdo Gadelha, Francisca Scarlet O'hara Alves Sobrinho, Alexandre Rabêlo Neto, Samara Eugênia Viana Moura Rabêlo

Resumo


Objetivo da pesquisa - Esta pesquisa analisou a influência dos construtos: qualidade percebida, preferência e intenção de compra na satisfação, via e-commerce.

Metodologia/abordagem - Utilizou-se uma survey, aplicada a 202 respondentes. Os dados foram analisados a partir da modelagem de equações estruturais baseada na técnica estatística Partial Least Squares (PLS).

Originalidade/Relevância - Nota-se certa escassez de estudos sobre o comportamento do consumidor no e-commerce, relacionando a qualidade percebida, a preferência e a intenção de compra como antecedentes da satisfação. Dito isso, estudar essas relações pode fornecer uma compreensão e um entendimento sobre por que os consumidores compram, o que compram, ou, de que maneira respondem aos estímulos de mercado.

Principais resultados - Os resultados mostraram que a Qualidade percebida, a Preferência e a Intenção de compra influenciam positivamente na Satisfação.

Contribuições teóricas/metodológicas - Metodologicamente, este trabalho contribui, uma vez que a abordagem utilizada, mediante a proposição de modelos de antecedentes da satisfação, ainda é tímida, em estudos voltados para o e-commerce.


Palavras-chave


E-commerce; Qualidade percebida; Preferência; Intenção de compra; Satisfação.

Texto completo:

PDF

Referências


Abou-Shouk, M. A., & Khalifa, G. S. (2016). The influence of website quality dimensions on e-purchasing behavior and e-loyalty: a comparative study of Egyptian travel agents and hotels? Journal of Travel & Tourism Marketing, v. 8, n. 4, p. 1-16.

Abreu, L. Comportamento do consumidor digital: como é esse perfil e dicas para se comunicar melhor com ele. Minas Gerais: Mar, 2020. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/comportamento-do-consumidor-digital/. Acesso em: 06 jul. 2021.

Akroush, M. N., Jraisat, L. E., Kurdieh, D. J.; Al-Faouri, R. N., & Qatu, L. T. (2016). Tourism service quality and destination loyalty-themediating role of destination image from international tourists perspectives. Tourism Review, v. 71, n. 1, p. 18-44.

Albertin, A. L. Comércio Eletrônico: modelo, aspectos e contribuições de sua aplicação. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

Al-Dweeri, R. M., Obeidat, Z. M., Al-Dwiry, M. A., Turki, M., & Alhorani, A. M. (2017). The impact of e-service and e-loyalty quality on online shopping: moderating effect of e-satisfaction and e-trust. International Journal of Marketing Studies, v. 9, p. 92-103.

Anderson, R. E., & Swaminathan, S. (2011). Customer satisfaction and loyalty in E-Markets: a PLS path modeling approach. Journal of Marketing Theory & practice, v.19, n. 2, p. 219-233.

Arasli, H., Mehtap-Smadi, S., & Katircioglu, S. T. (2005). “Customer service quality in the Greek Cypriot banking industry”, Managing Service Quality: An International Journal, Vol. 15 No. 1, pp. 41-56.

Atrek, B., & Kurt, D. S. (2012). The classification and importance of E-S-Qual quality attributes: an evaluation of online shoppers. Managing Service Quality, v. 22, n. 6, p. 622-637.

Azzari, V., & Pelissari, A. (2020). A consciência da marca influencia a intenção de compra? O papel mediador das dimensões do valor da marca. Brazilian Business Review, v. 17, n. 5, p. 670-685.

Azevedo, T. R., Nodari, C. H., Salvagni, J., & Veiga Neto, A. R. (2016). Avaliação da qualidade percebida de um serviço por meio de site de redes sociais. Revista Ciências Administrativas, v. 22, n. 1, p. 162-191.

Baptista, P. P., Goss, L. P., & Silva, W. V. (2011). Qualidade percebida e seus impactos sobre a satisfação, confiança e lealdade: um estudo com varejistas eletrônicos de serviços de download gratuito. Revista de Ciências da Administração, v. 13, n. 30, p. 249-277.

Barnes, S. J., & Vidgen, R. T. (2002). An integrative approach to the assessment of e-commerce quality. Journal of Electronic Commerce Research, v. 3, n. 3, p. 114-27.

Barodi, V. (2019). Pesquisa quantitativa - como comprovar suas hipóteses e tomar as melhores decisões? Marketing Júnior USP. Disponível em: https://marketingjr.com.br/pesquisa-quantitativa/. Acesso em: 24 jul. 2021.

Bertsch, V., Fell, H., & Harold J. (2019). Consumer preferences for end-use specific curtailable electricity contracts on household appliances during peak load hours.Working Paper - The Economic and Social Research Institute, n. 632.

Bonfim, R. S., & Chiusoli, C. L. (2020). E-commerce: o comportamento de compras online na percepção dos consumidores. Revista Administração em Diálogo, v. 22, n. 2, p. 115-133.

Brambilla, F. R, & Gusatti, C. E. (2017). Um estudo experimental da sinalização de serviços no ambiente digital, DESENVOLVE: Revista de Gestão do Unilasalle, v. 6, n. 2, 71-92.

Bronnenberg, B. J., & Dubé, J. P. (2017). The formation of consumer brand preferences. The Annual Review of Economics, v. 13, n. 9, p. 353-382.

Cabral, J. E. O., & Castelo, J. S. F. (2018). Consumidores em rede social: a percepção da qualidade do vestuário por gênero. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 20, n. 1, p. 22-36.

Calvo-Porral, C., & Lévy-Mangin, J. P. (2017). Store brands’ purchase intention: examining the role of perceived quality. European Research on Management and Business Economics, v. 23, n.2, p. 90-95.

Camlot, S. (2014). A intenção de compra do consumidor online, do Rio de Janeiro, na aquisição de viagens turísticas. 2014. 99 f. Dissertação (Mestrado em Administração) –

Universidade do Grande Rio. Rio de Janeiro.

Campos, G., & Moraes, L. F. (2020). Problemas corriqueiros no e-commerce sob a percepção dos consumidores. Marketing & Tourism Review, v. 5, n. 2, p. 1-31.

Cardoso, F. A. R. (2014). Análise da qualidade no setor de serviços segundo o método de avaliação Servqual. 2014. 186 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

Cardoso, J. G., Giacomel, C., & Santo Jr., C. A. (2019). Proposta de um instrumento para mensurar a satisfação de clientes de e-commerce. Navus - Revista de Gestão e Tecnologia, v. 9, n. 2, p. 105-120.

Ceribeli, H. B., & Merlo, E. M. (2015). E-satisfação em compras de alto e baixo envolvimento. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 9, n. 4, p. 1-22.

Chin, W. (2000). Partial Least Squares For Researchers: an overview and presentation of recent advances using the PLS approach. C. T. Bauer College of Business University of Houston, 2000. Disponível em: http:// disc-nt.cba.uh.edu/chin/indx.html. Acesso em: 18 ago. 2021.

Cohen, J. (1988). Statistical power analysis for the behavioral sciences (2nd ed.). New York, NY: Psychology Press.

Costa, L. M., Gonçalves, C. S., & Maia, C. R. (2019). Atuação de influenciadores digitais: relação entre credibilidade e intenção de compra dos novos consumidores. Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, v. 23, n. 2, p. 21-23.

Das, G. (2015). Linkages between self-congruity, brand familiarity, perceived quality and

purchase intention: a study of fashion retail brands. Journal of Global Fashion

Marketing, v. 6, n. 3, p. 180-193, 2015.

Ding, D. X., Hu, P. J. H., & Sheng, O. R. L. (2011). E-SELFQUAL: a scale for measuring online self-service quality. Journal of Business Research, v. 64, n. 5, p. 508-15.

E-bit. (2021). Versão free do e-commerce. 43ª edição WebShoppers, 2021. Disponível em: https://company.ebit.com.br/webshoppers/webshoppersfree. Acesso em: 09 jun. 2021.

Evans, J. R., & Mathur, A. (2005). The value of online survey. Internet Research, v. 15, n. 2, p. 195-219.

Farooq, S., Habib, S., & Aslam, S. (2015). Influence of Product Packaging on Consumer Purchase Intentions, International Journal of Economics, Commerce and Management, Vol. III, Issue 12, p. 538-547.

Fernandes, L. O., & Ramos, A. S. M. (2012). Intenção de compra online: aplicação de um modelo adaptado de aceitação da tecnologia para o comércio eletrônico. Revista Eletrônica de Sistema de Informação, v. 11, p. 1-22.

Fornell, C., & Larcker, D. F. (1981). Evaluating Structural Equation Models with Unobservable Variables and Measurement Error. Journal of Marketing Research, v. 18, n. 1, p. 39-50.

Foroudi, P., Jin, Z., Gupta, S., Foroudi, M. M., & Kitchen, P. J. (2018). Perceptional components brand equity: configuring the symmetrical and asymmetrical paths to brand loyalty and brand purchase intention. Journal of Business Research, v. 89, p. 462-474.

Galinari, R., Cervieri Júnior, O., Teixeira Júnior, J. R., & Rawet, E. L. (2015). Comércio eletrônico, tecnologias móveis e mídias sociais no Brasil. BNDES Setorial. n. 41, p. 135-180.

Geraldo, G. C., & Mainardes, E. W. (2017). Estudo sobre os fatores que afetam a intenção de compra online. REGE- Revista de gestão, n. 24, p. 181-194.

Gorni, P. M., & Mansano, A. T. R. (2014). Satisfação do consumidor com o comércio eletrônico: estudo de caso de uma fabricante de tapetes. Revista de Extensão e Iniciação Científica SOCIESC - REIS, v. 1, n. 1, p.12-22.

Groh, C. A. (2009). A confiança e a satisfação como mediadoras no varejo multicanal. 2009. 118 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Nove de Julho, São Paulo.

Hair, J. J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham R. L. (2009). Análise multivariada de dados. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 688 p.

Hair, J. F., Sarstedt, M., Ringle, C. M., & Mena, J. A. (2012). An assessment of the use of partial least squares structural equation modeling in marketing research. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 40, n. 3, p. 414-433.

Hair, J. F., Hult, T. M., Ringle, C. M., & Sarstedt, M. (2014). A primer on Partial Least Squares Structural Equation Modeling (PLS-SEM). Los Angeles: SAGE, 2014.

Hanssen E., & Jonsson E. (2013). E-loyalty in fashion e-commerce: an investigation into how to create e-loyalty. 2013. 105 f. Dissertation (Masters in Marketing) - Linnaeus University, Smaland.

Henseler, J., Ringle, C. M., & Sarstedt, M. (2015). A new criterion for assessing discriminant validity in variance-based structural equation modeling. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 43, p. 115-135.

Jaiswal, A. K., & Lemmink, J. G. (2017). Investigating a comparative evaluation approach in explaining loyalty. Marketing Intelligence & Planning, v. 35, n. 7, p. 937-954.

Jeunon. E. E., Lara, J. E., & Pires, E. M. (2020). Atributos de preferência para compras em drogarias: um estudo na perspectiva de clientes e profissionais da área. Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde, v. 16, n. 3, p. 67-84.

Kostyk, J. M. A., & Leonhardt, M. N. (2017). Simpler online ratings format sincrease consumer trust. Journal of Research in Interactive Marketing, 11(2), 131-141.

Lin, Y., Luo, J., Cai, S., Ma, S., & Rong, K. (2016). Exploring the service quality in the e-commerce context: a triadic view. Industrial Management & Data Systems, v. 116, n. 3, p. 388-415.

Liu, F., Li, J., Mizerski, D., & Huangting Soh, H. (2012). “Self-congruity, brand attitude, and brand loyalty: A study on luxury brands,” European Journal of Marketing, vol. 46, n. 7/8, pp. 922-937.

Luppe, M. R., Rossi, C. M., Torres R. R., & Aguiar, H. S. (2020). Análise de atributos na preferência entre o consumo de medicamentos genéricos e similares ou medicamentos de referência. Revista Gestão Organizacional, v. 13, n. 2, p. 48-66.

Malhotra, N. (2012). Pesquisa de Marketing. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 768 p.

Malik, M. E., Naeem, B., & Arif, Z. (2011). Impact of perceived service quality on banking customers’ loyalty. Interdisciplinary Journal of Contemporary Research in Business, v.3, n. 8, p. 637-645, 2011.

Marchetti, R., & Prado, P. H. M. (2001). Um tour pelas medidas de satisfação do consumidor. Revista De Administração De Empresas, v. 41, n. 4, p. 56-67.

Martín-Consuegra, D., Faraoni, M., Díaz, E., & Ranfagni, S. (2018). Exploring relationships among brand credibility, purchase intention and social media for fashion brands: a conditional mediation model. Journal of Global Fashion Marketing, v. 9, n. 3, p. 237-251.

Mirabi, V., Akbariyeh, H., & Tahmasebifard, H. (2015). A study of factors affecting on customers purchase intention case study: the agencies of bono brand tile in Tehran. Journal of Multidisciplinary Engineering Science and Technology, v. 2, n. 1, p. 267-273.

Mohamed, N., Hussein, R., Zamzuri, N. H. A., & Haghshenas, H. (2014). Insight into individual 's online shopping continuance intention. Industrial Management & Data Systems, v. 114, n. 9, p. 1453-1476.

Moreira, P. (2000). Comércio eletrônico: antes e depois da pandemia do coronavírus. E-commerce Brasil, 2020. Disponível em: https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/comercio-eletronico-antes-e-depois-da-pandemia-do-coronavirus/. Acesso: 11 jun. 2021.

Morgado, G. (2021). Gestão de relacionamento com o cliente: por que essa prática é importante? Tiva App blog, 2021. Disponível em: https://tiva.app/blog/gestao-de-relacionamento-com-o-cliente/. Acesso em: 06 jun. 2021.

Narteh, B. (2018). “Service quality and customer satisfaction in Ghanaian retail banks: the moderating role of price”, International Journal of Bank Marketing, Vol. 36 No. 1, pp. 68-88.

Nilashi, M. D., Jannach, J. O. B., Ibrahim, M. D. E., & Ahmadi, H. (2016). Recommendation quality, transparency, and website quality for trust-building in recommendation agents. Electronic Commerce Research and Applications, v. 19, p. 70–84.

Overby, J. W., & Lee, E. J. (2006). The effects of utilitarian and hedonic online shopping value on consumer preference and intentions. Journal of Business Research, 59(10-11), 1160-1166.

Parasuraman, A., Zeithaml, V., & Berry, L. (1985). A conceptual model of service quality and it implications for future research. Journal of Marketing, 49(4), 41-50.

Park, C., & Kim, Y. (2003). Identifying key factors affecting consumer purchase behavior in an online shopping context. International Journal of Retail & Distribution Management, v. 31, n. 1, p. 16-29.

Pool, J. K., Asian, S., Abareshi, A., & Mahyari, H. K. (2018). An examination of the interplay between country-of-origin, brand equity, brand preference and purchase intention toward global fashion brands. International Journal of Business Forecasting and Marketing Intelligence, 4(1), 43-63.

Pradana, M., & Wijaksana, T. I. (2017). Managing work productivity through management of information system (Study on Telkom Indonesia Online Portal). Advanced Science Letters, 23(1), 64-66.

Quintino, A. R. P. (2019). The impact of chatbot technology attributes on customer experience: an example in Telecom. Lisboa. Dissertação (Mestrado em Gestão) – Universidade Católica Portuguesa, 63 f.

Ranganathan, C., & Ganapathy, S. (2002). Key dimensions of business-to-consumer websites. Information & Management, 39(6), 457-465.

Ranganathan, C., & Jha, S. (2007). Examining online purchase intentions in B2C e-commerce: testing. Information Resources Management Journal, v. 20, n. 4, p. 48-63.

Rigdon, E. E. (2012). Rethinking partial least squares path modeling: In praise of simple methods. Long Range Planning, 45 (5–6), p. 341–58.

Roberts-Lombard, M., Mpinganjira, M., & Svensson, G. (2019). The antecedents and postcedents of satisfaction in business-to-business relationships in South Africa. South African Journal of Business Management, 50(1), 1-11.

Salavati, S., & Hashim, N. H. (2015). Website adoption and performance by Iranian hotels. Tourism Manage, v. 46, p. 367-374.

Salleh, M. C. M. (2016). The significant contribution of islamic relationship marketing practice in Malaysian takaful industry towards determining customer gratitude, trust, and commitment. Asian Academy of Management Journal, v. 21 n. 1, p. 171-207.

Sanny, L., Arina, A. N., Maulidya, R. T., & Pertiwi, R. P. (2020). Purchase intention on Indonesia male’s skin care by social media marketing effect towards brand image and brand trust. Management Science Letters, 10(10), 2139-2146.

Siyamtinah, D. H. (2015). Meningkatkan pembelian ulang melalui kepercayaan dan kepuasan pada pembelanjaan online. Conference in Business, Accounting, and Management. v. 2, n. 1, p. 435-448.

Thongpapanl, N., & Ashraf, A. R. (2011). Enhancing online performance through website content and personalization. Journal of Computer Information Systems, v. 52, n. 1 p. 3-13, 2011.

Viacava, J. J. C., & Baptista, P. P. (2020). Os efeitos da facilidade e da dificuldade em avaliar relacionamentos comerciais sobre as intenções de compra, Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v.22, n.4, p. 854-875.

Wang, X., & Yang, Z. (2008). Does country-of-origin matter in the relationship between brand personality and purchase intention in emerging economies? Evidence from China's auto industry, International Marketing Review, v. 25, n. 24, p. 458-474.

Yang, Z., Jun, M., & Peterson, R. T. (2004). Measuring customer perceived online servisse quality: scale development and managerial implications. International Journal of Operations & Production Management, v. 24, n. 11, p. 1149-1174.

Yilmaz, V., Ari, E., & Gürbüz, H. (2018). “Investigating the relationship between service quality dimensions, customer satisfaction and loyalty in Turkish banking sector: an application of structural equation model”, International Journal of Bank Marketing, Vol. 36 No. 3, pp. 423-440.

Yoo, B., & Donthu, N. (2001). Developing a scale to measure the perceived quality of an Internet shopping site (SITEQUAL). Quarterly Journal of Electronic Commerce, 2(1), 31-45.




DOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2022.v22i1.2316

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2022 Revista Gestão & Tecnologia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.