Cooperação universidade–empresa: uma análise comparativa Brasil e Irlanda

Janaina Aparecida da Silva, Rejane Sartori

Resumo


Objetivo do estudo: Comparar a atuação dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) de universidade brasileiras com os Escritórios de Transferência de Tecnologia (ETTs) de universidades irlandesas em relação ao processo de cooperação universidade-empresa, com vistas a sugerir ações de melhorias para os NITs.

Metodologia: Esta pesquisa é exploratória, com abordagem qualitativa. O método empregado foi o estudo de caso, especificamente o de casos múltiplos. A coleta de dados foi realizada junto aos gestores de NITs das universidades brasileiras localizadas no estado do Paraná e dos ETTs das universidades irlandesas. Um questionário composto por oito questões foi utilizado. Os dados coletados foram registrados em uma planilha do Microsoft Excel, agrupados conforme os objetivos das questões e analisados à luz da literatura visitada.

Originalidade: Amplia a compreensão do processo de cooperação U-E a partir de uma pesquisa de campo em diferentes contextos, Brasil e Irlanda.

Principais resultados: Constatou-se que existem similaridades de atuação entre os NITs e os ETTs, contudo, os resultados são distantes, decorrentes de diversos aspectos, entre eles, a falta de recursos financeiros e de ações para impulsionar a cooperação U-E por parte dos NITs.

Contribuições teóricas: A literatura indica que pouco se sabe sobre como e por quem a cooperação é instigada e como é gerenciada. Buscando-se atender essa lacuna, este estudo avança em relação à literatura existente.


Palavras-chave


Cooperação universidade-empresa. Núcleo de inovação tecnológica. Escritório de transferência de tecnologia.

Texto completo:

PDF

Referências


Abreu, L.R., & Kuhl, M.R. (2017). Experiências sobre o processo de cooperação universidade-empresa: estudo de caso no interior do Paraná. Cad. Prospec., 10(4), 665-680.

Andrade, S.M., Stefano, S.R., & Zampier, M. (2017). Metodologia de Pesquisa. Recuperado de http://repositorio.unicentro.br:8080/jspui/handle/123456789/1010.

Bolívar-Cruz, A., Fernández-Monroy, M., & Galván-Sánchez, I. (2016). University-industry technology cooperation: The role of communication. Journal of Technology Management & Innovation, 12(3), 67 -77.

Bonaccorsi, A., & Piccaluga, A. (1994). A. Theoretical framework for the evolution of university-industry relationships. R&D Management, 24(3), 229-247.

Bueno, A., & Torkomian, A.L.V. (2018). Índices de licenciamento e de comercialização de tecnologias para núcleos de inovação tecnológica baseados em boas práticas internacionais. Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, 23(51), 95-10.

Cunningham, J., & Link, A. (2015). Fostering University-Industry R&D Collaborations in European Union Countries. International Entrepreneurship and Management Journal, 11(4), 849-860.

De Negri, F. (2018). Novos caminhos para a inovação no Brasil. Washington, DC: Wilson Center.

Degl’innocentia, M., Matousek, R., & Tzeremesd, N.G. (2019). The interconnections of academic research and universities’ “third mission”: Evidence from the UK. Res. Policy, 48(9), 1-13.

Dell'anno, D., & Del Giudice, M. (2015). Absorptive and desorptive capacity of actors within university-industry relations: does technology transfer matter? Journal of Innovation and Entrepreurship, 4(13), 1-20.

Desidério, P.H.M, & Zilber, M.A. (2014). Barreiras no Processo de Transferência Tecnológica entre Agências de Inovação e Empresas: observações em universidades públicas e privadas. Revista Gestão & Tecnologia, 14(2), 101-126.

Etzkowitz, H., & Zhou, C. (2017). Hélice Tripla: inovação e empreendedorismo universidade-indústria-governo. Estudos Avançados, 31(90), 23-48.

Fitzgerald, C., & Cunningham, J. (2016). Inside the university technology transfer office: mission statement analysis. The Journal of Technology Transfer, 41(5), 1235-1246.

Freitas, I. Z. (2020). Aprimoramento de gestão para a eficiência e sustentabilidade das atividades de um núcleo de inovação tecnológica (NIT): um estudo aplicado em uma universidade pública multicampi. Dissertação de mestrado, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Paraná, PR, Brasil.

Freitas, I.Z., Lago, S.M.S., & Bulhões, R. (2020). Proposta de planejamento estratégico para melhorias na gestão de um Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). Revista Gestão & Tecnologia, 20(1), 257-283.

Garcia, R.C., Araújo, V.C., Santos, E.G., Mascarini, S., & Costa, A. (2017). Uma análise dos efeitos da interação da universidade com empresas sobre a produtividade acadêmica. Economia Aplicada, 21(1), 5-28.

Goel, R.K., Göktepe-Hultén, D., & Grimpe, C. (2017). Who Instigates University–industry Collaborations? University Scientists Versus Firm Employees. Small Business Economics, 48(3), 503-524.

Government of Ireland (2019). Ireland’s National IP Protocol 2019: A Framework For Successful Research Commercialisation. Government of Ireland. Recuperado em 2 maio, 2020, de https://www.knowledgetransferireland.com/Reports-Publications/Ireland-s-National-IP-Protocol-2019-.pdf.

Holgersson, M., & Aaboen, L. (2019). A literature review of intellectual property management in technology transfer offices: From appropriation to utilization. Technology in Society, 59(1), 101-132.

Huyghe, A., Knockaert, M., Piva, E. & Wright, M. (2016). Are researchers deliberately bypassing the technology transfer office? An analysis of TTO awareness. Small Business Economics, 47(3), 589-607.

Jonsson, L.; Baraldi, E., Larsson, L.E., Forsberg, P., & Severinsson, K. (2015). Targeting Academic Engagement in Open Innovation: Tools, Effects and Challenges for University Management. Economy Journal of the Knowledge, 6(3), 522–550.

Kireyeva, A.A., Turdalina, S., Mussabalina, D., Turlybekova, N.M., & Akhmetova, Z.B. (2020). Analysis of the efficiency technology transfer offices in management: The case of Spain and Kazakhstan. Journal of Asian Finance, Economics and Business, 7(8), 735-746.

Kauark, F.S.; Manhães, F.C.; Medeiros, C.H. (2010) Metodologia da Pesquisa: Um guia prático. Via Litterarum: Itabuna, BA, Brasil.

Lei n. 10.973, de 2 de dezembro de 2004. (2004). Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF.

Lei n. 13.243, de 11 de janeiro de 2016. (2016). Dispõe sobre estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação e altera a Lei no 10.973, de 2 de dezembro de 2004, dentre outras Leis. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF.

Mazzoni, M., & Strachman, E. (2012). Políticas industriais e de ciência, tecnologia e inovação na Irlanda: ênfase em setores de alta tecnologia e comparação com o Brasil. Revista Brasileira de Inovação, 11(2), 277-332.

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (2019). Relatório Formict 2019: Política de Propriedade Intelectual das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação do Brasil. Brasília: MCTI.

Moreno, F.A. (2018). El Papel de las Oficinas de Transferencia Tecnológica (OTT) en las Universidades: Una Perspectiva de la Última Década. Journal of Technology Management & Innovation, 13(3), 104-112.

Nam, G.M., Kim, D.G., & Choi, S.O. (2019). How Resources of Universities influence Industry Cooperation. Journal of open innovation: Technol, Market and Complexity, 5(1), 1-8.

O'Dwyer, L., Nolan, L., & Fisher, C. (2017). Supporting Innovation through Regulation and Science: Ireland as na Innovation Hub for Health Products. Biomed Hub, 2(1), 222-229.

Philippi, D. A. (2015).O modelo de eficácia contingente de transferência de tecnologia de bozeman: estudo da experiência de escolas de agricultura de universidades no Brasil e nos Estados Unidos da América. Tese de doutorado, Universidade Nove de Julho, São Paulo, SP, Brasil.

Plonski, G. (1999). Cooperação universidade-empresa: um desafio gerencial complexo. Revista de Administração da USP, 34(4), 5-12.

Ryan, J.G., Wafer, B., & Fitzgerald, M. (2008). University–industry collaboration: an issue for Ireland as an economy with high dependence on academic research. Research Evaluation, 17(4), 294-302.

Thomas, E., Vieira, L.M., & Balestrin, A. (2017). Mind the Gap: Lessons from the UK to Brazil about the Roles of TTOs throughout Collaborative R&D Projects. BAR: Brazilian Administration Review, 14(4), 1-22.

Toledo, P. T. M. (2015). A gestão da inovação em universidades: evolução, modelos e propostas para instituições brasileiras. Campinas, SP: [s.n.].

Turchi, L., De Negri, F., & De Negri, J.A. (orgs). (2013). Impactos tecnológicos das parcerias da Petrobras com universidades centros de pesquisa e firmas brasileiras. Brasília: Ipea: Petrobras.

Usman, M. (2017). Does University-Industry Collaboration Matter for Innovation? International. Journal of Educational Research and Innovation, 8(1), 1-23.

Viana, L., Jabour, D., Ramirez, P., & Cruz, G. (2018). Patents Go to The Market? University-Industry Technology Transfer from a Brazilian Perspective. Journal of Technology Management & Innovation, 13(3), 24-35.

Yegros-Yegros, A., Azagra-Caro, J.M., López-Ferrer, M., & Tijssen, R.J. (2016). W. Do university industry co-publication outputs correspond with university funding from firms? Research Evaluation, 25(2), 136-150.




DOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2022.v22i3.2271

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2022 Revista Gestão & Tecnologia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.