Cultura da inovação em micro e pequenas empresas no município de Imperatriz – MA

Francisco Kenedy Quinderé Aquino, Marcela Barbosa de Moraes, Edson Aparecida de Araujo Querido Oliveira

Resumo


Objetivo do Estudo: O objetivo desta pesquisa é analisar a percepção dos proprietários-dirigentes de micro e pequenas empresas no município de Imperatriz (MA) sobre a cultura de inovação.

 

Metodologia/Abordagem: A pesquisa é descritiva e abordagem quantitativa. A amostra foi probabilística aplicada às micro e pequenas empresas que participaram do Projeto Agentes Locais de Inovação do Sebrae. A coleta de dados foi por meio de um questionário estruturado elaborado por Dobni (2008) e a análise foi realizado por meio do teste de confiabilidade e análise de caminho utilizando o software SmartPLS.

 

Originalidade/Relevância: A relevância do estudo é relaciona as dimensões da cultura da inovação com as especificidades das micro e pequenas empresas do município de Imperatriz – MA.

 

Principais Resultados: Constatou-se que há engajamento dos proprietários-dirigentes no processo de inovação, uma vez que eles interagem e contribuem para os resultados organizacionais e estão envolvidos em criar valor para o cliente. Os dados evidenciaram que o contexto e influências da inovação, infraestrutura de apoio à inovação e intenção de inovar influenciam positivamente a cultura da inovação das empresas que participaram da pesquisa, o que gerou melhora na performance dos resultados.

 

Contribuições Teóricas/Metodológicas: A contribuição do estudo foi em produzido resultados que podem ser úteis tanto para pesquisas futuras, referentes à cultura da inovação, quanto para o desenvolvimento de novas soluções para a implementação, desenvolvimento e avanço dessa cultura nas micro e pequenas empresas do município de Imperatriz (MA).


Palavras-chave


Gestão; Cultura; Inovação; Micro empresa; Pequena empresa.

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DOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2022.v22i1.2174

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