Prontidão tecnológica: uma análise com base no Technology Readiness Index (TRI) 2.0

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2022.v22i4.2159

Palavras-chave:

Prontidão Tecnológica. Otimismo, Inovatividade, Desconforto, Insegurança.

Resumo

Resumo

 

Objetivo do estudo: Testar as dimensões do Technology Readiness Index (TRI 2.0) no Brasil, por meio de replicação da escala, adaptada para língua portuguesa.

 

Metodologia/abordagem: A metodologia utilizada foi a Análise Fatorial Exploratória (AFE), com amostra não probabilista de 171 respondentes através de survey.

 

Originalidade/Relevância: O estudo se justifica para compreender mercados diferentes de onde se originou a escala, oportunizando novas percepções do comportamento das variáveis do TRI, que ainda se apresentam instáveis.

 

Principais resultados: Do ponto de vista teórico e estatístico, constatou-se que o TRI representa uma medida confiável e válida, porém não apresentou a estrutura de 4 dimensões (otimismo, inovatividade, desconforto e insegurança), sugerida por Parasuraman e Colby (2015), a partir de uma análise exploratória.

 

Contribuições teóricas/metodológicas: O estudo apresenta avanço na literatura, apontando que os sentimentos positivos são mais evidentes que os sentimentos negativos que a tecnologia pode causar. Isto pode ser utilizado de forma proativa pela indústria e pelo marketing, em suas estratégias para atender as demandas dos consumidores.

Biografia do Autor

Márcia Cecília Rodrigues de Oliveira, Universidade da Amazônia UNAMA

Mestre em Administração pelo PPAD da Universidade da Amazônia UNAMA. Professora de Graduação.

Everaldo Marcelo Souza da Costa, Universidade da Amazônia UNAMA

Doutor em Administração – Universidade da Amazônia (UNAMA)

Docente do Programa de Pós-Graduação da Universidade da Amazônia – UNAMA

Emílio José Montero Arruda Filho, Universidade da Amazônia UNAMA

Doutor em Marketing - Università Degli Studi di Bergamo - IT.

Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração – PPAD da Universidade da Amazônia (UNAMA) e da Universidade Federal do Pará – UFPA

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Publicado

2023-01-05

Como Citar

de Oliveira, M. C. R., da Costa, E. M. S., & Arruda Filho, E. J. M. (2023). Prontidão tecnológica: uma análise com base no Technology Readiness Index (TRI) 2.0. Revista Gestão & Tecnologia, 22(4), 205–227. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2022.v22i4.2159