Dinâmica de custos de uma instituição de ensino: modelo, cálculo da inflação interna e simulações

Ronaldo Lamounier Locatelli, Rubens Barbosa dos Santos, Wanderley Ramalho, Gustavo Rodrigues Cunha

Resumo


Objetivo do estudo: Desenvolver uma metodologia de análise da dinâmica dos custos e estimar a inflação interna da instituição.

Metodologia / abordagem: O modelo de formação de preços foi construído baseado na abordagem de mark up.  Sua operacionalização demandou o uso do instrumental de números índices. Para ilustrar sua pertinência, a metodologia foi aplicada a uma unidade do Ser viço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Originalidade / Relevância: O artigo contém inovações e apresenta de forma consistente um modelo que permite acompanhar os custos e mensurar a inflação interna de uma empresa. O modelo desenvolvido pode, também, ser usado para projetar os custos da instituição, tendo em vista as previsões macroeconômicas.

Principais resultados: O modelo se mostrou apropriado para apurar os custos e acompanhar a inflação interna da instituição, permitindo reproduzir a trajetória observada nos custos da unidade nos anos recentes.

Contribuições teóricas / metodológicas: Afigura-se viável o uso da metodologia em diferentes organizações produtivas, bastando, para isso, selecionar indicadores que reflitam os custos internos  de forma análoga à apresentada no artigo.

Contribuições sociais / para a gestão: O desenvolvimento metodológico e as aplicações apresentadas neste artigo são de utilidade não apenas para o Senac, mas também para os gestores de diferentes organizações, uma vez que uma boa gestão dos custos e precificação adequada de produtos e serviços constituem tarefas imprescindíveis para manter a competitividade do negócio.

Palavras-chave: Formação de Preços, Inflação Interna, Gestão de Custos, Mark Up

 

Cost dynamics of an educational institution: model, internal inflation calculation and simulations 

Abstract

Study Objective: To develop a methodology for cost dynamics analysis and to estimate the institution's internal inflation.

Methodology / Approach: The pricing model was built based on the mark up approach. Its operationalization required the use of the instrument of index numbers. To illustrate its relevance, the methodology was applied to a unit of the National Service for Commercial Learning (Senac).

Originality / Relevance: The article contains innovations and consistently presents a model for tracking costs and measuring a company's internal inflation. The developed model can also be used to project the institution's costs, taking into account the macroeconomic forecasts.

Main Results: The model proved to be appropriate to calculate costs and to follow the internal inflation of the institution, allowing to reproduce trajector observed in unit costs in recent years.

Theoretical / Methodological Contributions: It is feasible to use the methodology in different productive organizations, simply selecting indicators that reflect internal costs in a similar way to that presented in the article.

Social contributions / to management: The methodological development and applications presented in this article are of use not only to Senac, but also to managers of different organizations, considering that good cost management and proper pricing of products and services constitute essential tasks to maintain the competitiveness of the business.

Keywords: Price Formation, Internal Inflation, Costs Management, Mark Up.

  

Dinámica de costos de una institución educacional: modelo, cálculo de la inflación interna y simulaciones 

Resumen

Objetivo del estudio: Objetivo del estudio: Desarrollar una metodología para analizar la dinámica de costes y estimar la inflación interna de la institución.

Metodología/enfoque: El modelo de formación de precios se creó sobre la base del enfoque de mark up  y reequeró el uso de índices de precios. Para ilustrar su pertinencia, la metodología se aplicó a una unidad del Servicio Nacional de Aprendizaje Comercial (Senac).

Originalidad / Relevancia: El artículo contiene innovaciones y presenta un modelo que le permite realizar un seguimiento de los costes y medir la inflación interna de una empresa. El modelo desarrollado también puede utilizarse para proyectar los costos de la institución, en vista de las previsiones macroeconómicas

Principales resultados: El modelo resultó apropiado para determinar los costos y monitorear la inflación interna de la institución, permitiendo reproducir la trayectoria observada en los costos de la unidad en los últimos años.

Contribuciones teóricas/metodológicas: La metodología puede ser utilizada en distintas organizaciones, siempre que se tengan en cuenta las especificidades de las respectivas estructuras de costo.

Contribuciones sociales / a la gestión: El desarrollo metodológico y las aplicaciones presentadas en este artículo son de utilidad no sólo para Senac, sino también para los gerentes de diferentes organizaciones, ya que una buena gestión de costos y precios productos y servicios son tareas esenciales para mantener la competitividad del negocio. 

Palabras clave: Formación de Precios; Inflación Interna; Gestión de Costes, Mark Up.


Palavras-chave


Formação de Preços, Inflação Interna, Gestão de Custos, Mark Up.

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DOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2019.v19i5.1798

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