Intenção de adoção do sistema de pagamento móvel no transporte público coletivo na cidade de São Paulo: o ponto de vista do usuário final

Solange Cristina Ricardo, Henrique Mello Rodrigues de Freitas, Cristina Dai Prá Martens, Carla Bonato Marcolin

Resumo


Os pagamentos móveis podem ser entendidos como transações de pagamento em que se utilizam tecnologias móveis para autorização ou conclusão de um pagamento. Este estudo tem como objetivo investigar a intenção de adoção pelo usuário do sistema de pagamento móvel no transporte público coletivo na cidade de São Paulo. Para tal, foi analisada a influência das variáveis de dois modelos de aceitação na intenção de adoção do sistema de pagamento móvel. Foi realizada uma pesquisa tipo survey com 406 respondentes. Os resultados apontam que há correlação entre facilidade de uso, utilidade percebida, otimismo e segurança com a intenção de adoção, diferentemente da inovatividade e do conforto. Quatro das seis hipóteses foram confirmadas, o que sugere que um sistema de pagamento móvel no transporte público coletivo na cidade de São Paulo teria uma boa aceitação, mas é preciso que seja implementado de forma a atender um maior número de dispositivos.


Palavras-chave


Tecnologia móvel; Pagamento móvel; Intenção de Adoção

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DOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2019.v19i4.1654

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