As dinâmicas intraorganizacionais em um serviço de Saúde e Educação: análise de redes sociais

Cintia Bincoleto Fazion, Luciano Antonio Prates Junqueira

Resumo


Este trabalho propõe analisar as dinâmicas intraorganizacionais de cooperação e trocas de conhecimento, entre profissionais que integram uma equipe multidisciplinar de um serviço de saúde e educação, de uma organização privada sem fins lucrativos. Investigou-se se há um processo de integração em rede e trocas de conhecimento e colaboração entre eles. A pesquisa, de natureza quantitativa e qualitativa, foi realizada mediante aplicação de um questionário para identificar a existência de uma rede na instituição. Caracterizou-se o perfil dos profissionais, suas competências, seu posicionamento e o tipo de conhecimento que compartilham. Os dados foram inseridos no excel e tratados no software para análise de redes. A análise de rede identificou quatro grupos associados aos setores em que os agentes atuam e apresentou uma estrutura relativamente centralizada e com especialistas com poucas chances de compartilharem trocas de conhecimentos. A instituição apresentou uma baixa densidade de vínculos entre os profissionais e uma restrita reciprocidade nas relações entre os agentes. Isso resulta na pouca reciprocidade de relações entre os agentes. Com esse cenário, recomenda-se estimular a conectividade das pessoas, por meio de ações que influenciem a interação dos profissionais em rede. Para estimular os indivíduos a atuarem em rede entende-se importante fomentar as ações que estimulem as trocas interdisciplinares entre os profissionais, resultando em benefícios para a organização e para o público atendido.


Palavras-chave


Análise de redes sociais; Agentes; Serviços de saúde e Educação; Relação intraorganizacional.

Texto completo:

PDF

Referências


ACIOLI, Sonia. Redes Sociais e Teoria Social: Revendo os Fundamentos do Conceito. Inf. Inf. Londrina, v. 12, n. esp., 2007.

Bufrem, L., & Prates, Y. (2005). O saber científico registrado e as práticas de mensuração da informação. Ciência da Informação, 34(2), 9–25. Disponível em: . Acesso em: 22 jan. 2018.

CARLEY, K. M. ORA-NetScenes Quick Start Guide, 2011 - 2013. Disponível em: . Acesso em: 20 jan. 2018.

Cordeiro, M. P. (2009). Bibliometria e Análise de Redes Sociais: Possibilidades Metodológicas para a Psicologia Social da Ciência. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, 2(1), 23–33.

FIALHO, Joaquim; MORENO, Rita. O trabalho no setor bancário. Um estudo sobre a cooperação interorganizacional numa rede de agências bancárias. REDES- Revista hispana para el análisis de redes sociales. Vol. 26, n. 1, Junho de 2015.

Hayashi, C. M., Hayashi, M., Marcelo, J., & Bello, S. (2012). Análise de redes de colaboração científica entre educação especial e fonoaudiologia. Revista Interamericana de Bibliotecología de Medellín, 35(3), 285–297.

INSTITUTE BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Projeção da população do Brasil e das Unidades da Federação. População do Brasil. Disponível em: . Acesso em: 20 jan. 2018.

JUNQUEIRA, Luciano A. P. Intersetorialidade, transetorialidade e redes sociais na saúde. Rio de Janeiro: RAP editora, 2000, p. 35-45.

______. A gestão da política de saúde e a conformação do Sistema Único de Saúde. In: AMORIM, M.C.S.; PERILLO, E.B.F. (org.) Para Entender a Saúde no Brasil. São Paulo: LCTE editora, 2006.

PESQUISA NACIONAL DE SAÚDE – PNS, 2013: Ciclos de Vida: Brasil e grandes regiões / IBGE, Coordenação de Trabalho e Rendimento. - Rio de Janeiro: IBGE, 2015. Disponível em < https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv94522.pdf> Acesso em: 26 fev. 2018.

MATURANA, H. R.; VARELA, F. J. Árvore do Conhecimento: As Bases Biológicas da Compreensão Humana. São Paulo: Palas Athena, 2001.

PINTO, A. M. G. As relações de poder em redes do terceiro setor. 2008. Dissertação (Mestrado em Administração). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo: PUCSP, 2008.

ROVERE, M. Redes En Salud: Un Nuevo Paradigma para el abordaje de las organizaciones y la comunidad, Rosario: Ed. Secretaría de Salud Pública/AMR, Instituto Lazarte (reimpresión), 1999. Disponível em: . Acesso em: 27 jan. 2018.

SANT’ANA, Lidiane. Redes Sociais, Comunicação, Organizações. Análise de Redes Sociais como Metodologia para a Comunicação no contexto das organizações. 2011. Disponível em: . Acesso em: 27 jan. 2018.

SANTANITA, Carla. Dinâmicas intra-organizacionais num serviço em saúde, à luz da análise de redes sociais. REDES – Revista Hispana para el análisis de redes sociales. Vol. 26, n. 1, 2015.

SNIJDERS, T. A. B. Actor-Based Models for Network Dynamics. 2010. Disponível em: . Acesso em: 22 jan. 2018.

TEIXEIRA, Enise B.; BEBER, Marlise C.; GRZYBOVSKI, Denize. Cooperação e Aprendizagem Organizacional em Organizações Sociais estruturadas em Redes de Cooperação: o caso da Rede Integração Social. XXXII Encontro da ANPAD. Anais. Rio de Janeiro-RJ, 06 a 10 de setembro de 2008.

Wasserman, S., & Faust, K. (1994). Social Network Analysis: Methods and Applications. Social Networks (8).




DOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2019.v19i4.1515

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 Revista Gestão & Tecnologia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.