Estratégias de co-branding: estudo do caso Jornada Solidária Estado de Minas

Tatiana Teixeira Paes, José Marcos Carvalho de Mesquita, Wenderson Fernandes Moura

Resumo


Este estudo apresentou o programa Jornada Solidária Estado de Minas, que há quase 50 anos é uma reconhecida ação de responsabilidade social em Minas Gerais. Buscou-se avaliar os resultados na formação de parcerias e debater o alinhamento de objetivos dos planejadores e parceiros no co-branding em questão. No referencial teórico foram discutidos os seguintes tópicos: co-branding e responsabilidade social corporativa. Optou-se por uma metodologia de caráter qualitativo em que foram entrevistados gestores de empresas parceiras da Jornada Solidária e as duas pessoas responsáveis pelo programa, com adoção da análise do conteúdo. Como resultados da pesquisa, foi possível identificar que os parceiros da Jornada Solidária consideram relevante a associação de suas marcas a do Estado de Minas e a de outros parceiros, e que a prática de responsabilidade social corporativa é indispensável e impacta na construção de imagem na mente de seus consumidores.

Palavras-chave


Co-branding. Responsabilidade Social Corporativa. Jornada Solidária

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DOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2019.v19i4.1346

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