Implantação de Enterprise Resource Planning em uma instituição hospitalar: desafios e mudanças necessárias

Elisangela dos Santos Nunes, Sonia Francisca Monken de Assis, Evandro Luiz Lopes

Resumo


Com o objetivo de identificar os desafios e as mudanças necessárias em implantações de ERP (Enterprise Resource Planning) no ambiente hospitalar, esta pesquisa acompanhou o processo de implantação de um ERP, desde o alinhamento entre processos operacionais até e entrega da ferramenta funcionando, nos diversos setores do hospital selecionado para este estudo. A aplicação da metodologia de pesquisa-ação permitiu identificar as fases de implantação do ERP, além dos detalhes das adaptações necessárias e desafios enfrentados no decorrer do projeto. Os resultados demonstraram que, ao ser identificado e mitigado os riscos dos principais fatores críticos das fases da implantação de uma ERP surgem também oportunidades de melhoria aos meios de comunicação corporativas, de acessibilidade dos dados em tempo real e de integração dos dados entre os setores do hospital e dos clientes interligados a rede, tornando assim a estrutura mais flexível e dinâmica para futuras tomadas de decisão.


Palavras-chave


Gestão Hospitalar, ERP, Gestão de Processos, Gestão de Projetos.

Texto completo:

PDF

Referências


Almeida, M., & Melo, M. (2012). Gestão da tecnologia e aprendizagem organizacional: evolução das práticas de uma empresa brasileira de energia na direção do desenvolvimento sustentável. Parcerias Estratégicas, 15 (30), pp. 279-296.

Bernardes, J., Castilhos, J., Dorion, E., & Camargo, M. (2010). Gerenciamento de hospitais filantrópicos: confronto entre a técnica médica, o poder político e a administração hospitalar. VII SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia – 2010, pp. 1-15.

Biancolino, C., Riccio, E., & Maccari, E. (2011). SOA, ERP II e competências organizacionais. Revista de Ciências da Administração, pp. 13-30.

Bittar, O. (2004). Cultura e qualidade em hospitais. In Quinto Neto, A., & Bittar, O. N., Hospitais: administração da qualidade e acreditação de organizações complexas. Porto Alegre, RS: Da Casa.

Bunga, L. (2014). Estudo do clima organizacional em uma empresa pública portuária na Província de Cambinda em Angola. (Trabalho de Conclusão de Curso), Curso de Administração de Empresas, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, SC.

Carvalho, M. M., & Rabechini Jr, R. (2015). Construindo Competências para Gerenciar Projetos. São Paulo, SP: Atlas.

Carvalho, R. B. (2008). Avaliação da implantação de ERP: estudo de caso de um hospital de grande porte. Anais do XXXII Encontro da ANPAD, p. 6.

Choma, J., Zaina, L., Amaral, A., & Oliveira, P. (2014). Identificação das necessidades de interação dos usuários em Sistema ERP: proposta de metodologia. Trilhas Técnicas - SBSI, pp. 411-420.

Costa, L. S., Gadelha, C. A. G., & Maldonado, J. (2012). A perspectiva territorial da inovação em saúde: a necessidade de um novo enfoque. Revista de Saúde Pública, 46(spe), 59-67.

Gambôa, F., Caputo, M., & Bresciani Filho, E. (2008). Método para gestão de riscos em implementações de sistemas ERP baseado em fatores críticos de sucesso. Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informações, 1(1), pp. 45-62.

Henrique, C. (2013). Informações valiosas sobre as mudanças do PMBOK 5a. Edição. Recuperado em 09 de novembro, 2016 de http://www.projectlab.com.br/blog/index.php/home/informacoes-valiosas-sobre-as-mudancas-do-pmbok-5a-edicao/.

Kissil, M. (2005). RH Portal. Recuperado em 09 de novembro, 2016 de http://www.rhportal.com.br: http://www.rhportal.com.br/artigos/rh.php?rh=O-Que-e-Cultura-Organizacional&idc_cad=582qebocp.

Kotter, J. (2000). Liderando mudança. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier.

Martins, G., & Theóphilo, C. (2009). Metodologia da pesquisa científica para ciências sociais aplicadas. São Paulo, SP: Atlas.

Mesquita, A. (2015). Conhece o gerenciamento de projetos com foco em saúde? Recuperado em 09 de novembro de http://www.hmdoctors.com/2012/conhece-o-gerenciamento-de-projetos-com-foco-em-saude/.

Miraldo, C., & De Assis, S. (2015). Implantação de um sistema informatizado para gerenciamento da liberação de cirurgias com controle de órteses, próteses e materiais especiais (OPME) em uma operadora de saúde. Recuperado em 09 de novembro de http://sistema.semead.com.br/18semead/resultado/trabalhosPDF/1116.pdf.

Nunes, A. L., Alves, C., & Pinto, R. (2012). Modelagem de processos no apoio à aderência de implantação de ERP hospitalar. VIII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, pp. 231-242.

PMBOK. (2013). A guide to the project management body of Knowledge. USA: Project Management Institute, 5ª edição.

PMI, P. (2008). A Guide to the project management body of knowledge. USA: Project Management Institute. Fourth Edition.

Quinto Neto, A., & Bittar, O. (2004). Cultura e qualidade em hospitais. In Bittar, O., Hospitais Administração. Porto Alegre, RS: Da Casa.

Ribeiro, H., & Corrêa, R. (2012). O impacto na cultura organizacional devido a implantação da tecnologia da informação: um estudo de caso em um hospital filantrópico. RMS - Revista Metropolitana de Sustentabilidade, pp. 2(3), pp. 63-79.

Romão, L., Borba, M., Marquioni, C., & Souza, A. (2005). Implantação de CMMI em pequenas empresas: a importância da estratégia organizacional e engenharia de requisitos - estudo de Caso. Recuperado em 09 de novembro de http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/eselaw/2007/001.pdf.

Thiollent, M. (2000). Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo, SP: Cortez.

Tripp, D. (2005). Uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, 31(3), pp. 443-466.

Vecina Neto, G., & Malik, A. M. (2014). Gestão em saúde. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara.

Yen, H. R. (2003). Aligning ERP implementation with competitive priorities of manufacturing firms: An exploratory study. In Yen, H. R., & Sheu, C. (2004). Aligning ERP implementation with comp International Journal of Production Economics, 92(3), pp. 207-220.




DOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2018.v18i3.1176

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Revista Gestão & Tecnologia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.