Análise das práticas do Lean Construction em um empreendimento residencial

Jéssica Pereira Santos Spósito, Vanini Dutra Perdigão, Renato Vieira Barbosa, Pedro Galvão Jr.

Resumo


São inúmeras as razões para se estudar a metodologia Lean, dentre elas é que o conceito não está aliado somente às escalas de produção e setores da economia. Ela visa a satisfação total do cliente, sem que ele tenha que pagar pelas falhas e desperdícios que ocorrem durante os processos envolvidos. O presente artigo possui como objetivo avaliar a implementação da filosofia de planejamento Lean Construction em diferentes etapas de uma obra, identificando, de forma crítica, o desenvolvimento de todos os processos da obra. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa e qualitativa, resultando assim uma análise entre a metodologia aplicada em uma obra e a filosofia da construção enxuta.  Os resultados obtidos sugerem que a implantação desta filosofia, foi proficiente no âmbito de atender às necessidades do empreendedor e do cliente, nas expectativas de controle de custo, cumprimento dos prazos estabelecidos inicialmente e garantia da qualidade final do produto. 


Palavras-chave


Planejamento; Construção Enxuta; Produtividade; Prazo; Custos.

Texto completo:

PDF

Referências


Azevedo, M. J.; Barros, J. P., Neto.; Nunes, F. R. M. (2010) Análise dos aspectos estratégicos da implantação da Lean Construction em duas empresas de construção civil de Fortaleza - CE. Anais do Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais, São Paulo, SP, Brasil, 13.

Ballou, R. H. (2006). Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística empresarial. (5ª ed.). Porto Alegre: Bookman.

Barros, E. S. (2005). Aplicação da lean construction no setor de edificações: um estudo multicaso. Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil.

Borges, A. C. (2010). Prática das pequenas construções. (6º ed.). São Paulo: Blucher.

Camera, E.; Castro, M. D. G., Campos, R. (2015, dezembro) Princípios e Ferramentas da Lean Construction: Uma comparação entre empresas. Anais do Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção. Ponta Grossa, PR, Brasil, 5.

Costa, Jr.; Luiz, E. (2008). Gestão em processos produtivos. (1ª ed.). Curitiba: Ibpex.

Dennis, P. (2008). Produção lean simplificada. (2ª ed.). Porto Alegre: Bookman.

Falconi, V. (2014). TQC controle da qualidade total: no estilo japonês. (9ª ed.). São Paulo: INDG Tecnologia e Serviços LTDA.

Ferreira, F. M. P. F. R. (2003). A Contribuição do modelo lean construction às técnicas de programação CPM na indústria da construção civil. Boletim Técnico da Faculdade de Tecnologia de São Paulo, 14, 28-39.

Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. (6ª ed.). São Paulo: Atlas.

Hirschfeld, H. (1987) Planejamento com PERT e CPM e análise do desempenho. (9º ed.). São Paulo: Atlas.

Koskela, L. (1992) Application of new production philsophy to construction industry. Stanford: Cife, Technical Report.

Limmer, C. V. (2003). Planejamento, orçamentação e controle de projetos de obras. (1ª ed.). Rio de Janeiro: LTC.

Lorenzon, I. A.; Martins, R. A. (2006, novembro). Discussão sobre a medição de desempenho na Lean Construction. Anais do Simpósio de Engenharia de Produção, Bauru, SP, Brasil, 13.

Másculo, F.S, Vidal, M. C (orgs.). n/a et. al. (2011). Ergonomia: Trabalho adequado e eficiente. Rio de Janeiro: Elsevier: ABEPRO

Mattos, A. D. (2010). Planejamento e controle de obras. (1ª ed.). São Paulo: Pini LTDA.

PMI - Project Management Institute. (2008). Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos– Guia PMBOK®. (4ª ed.) Newtown Square, Pennsylvania: Project Management Inst-id.

Romero, F.; Andery, P. (2016) Gestão de megaprojetos: Uma abordagem lean. (1ª ed.). Rio de Janeiro: Brasport.

Sales, A. L. F.; BARROS, J. P., Neto.; Almino, I. (2004, julho). A gestão dos fluxos físicos nos canteiros de obras focando a melhoria nos processos construtivos. Anais da Conferência Latino-Americana de Construção Sustentável, Encontro Nacional De Tecnologia Do Ambiente Construído, São Paulo, SP, Brasil 10.

Silva, L. D. S.; Resende, A. A. (2013, outubro). Manutenção Produtiva Total (TPM) como ferramenta para melhoria da eficiência global de equipamento (OEE). Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Salvador, BA, Brasil, 33.

Souza, B. C.; Cabette, R. E. S. (2014). Gerenciamento da construção civil: estudo da aplicação da “lean construction” no Brasil. Revista Gestão & Tecnologia, 2(1), 21-26.

Tonin, L. A. P.; Schaefer, C. O. (2013, outubro). Diagnóstico e Aplicação da Lean Constructionem Construtora. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Salvador, BA, Brasil, 33.

Valeriano, D. L. (2001). Gerenciamento estratégico e administração por projetos. (1ª ed.). São Paulo: Makron Books.

Wiginescki, B. B. (2009). Aplicação dos princípios da construção enxuta em obras pequenas e de curto prazo: um estudo de caso. Dissertação de Mestrado em Construção Civil, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.




DOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2018.v18i2.1097

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Revista Gestão & Tecnologia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.