Como inserir a gestão do conhecimento na estratégia da empresa?

Maria Celeste Reis Lobos de Vasconcelos, Geralda da Saúde Ferreira Souza

Resumo


No contexto mundial atual, as empresas precisam implementar continuamente inovações, tecnológicas e gerenciais, para garantirem a capacidade de competir e sobreviver no mercado globalizado. A chamada sociedade do conhecimento tem exigido uma atuação pro ativa por parte da direção das empresas, como forma de inserir a gestão do conhecimento na estratégia das mesmas. Entretanto esta inserção nem sempre é de fácil implementação, os resultados não são obtidos em curto prazo e os funcionários não estão geralmente preparados para as mudanças necessárias. Este artigo descreve um caso de programa de gestão do conhecimento implementado pela PRECON Industrial, empresa do setor de construção civil, localizada em Minas Gerais. O programa foi proposto pela alta administração da empresa, em parceria com o setor de recursos humanos. É descrita a forma de inserção deste programa na estratégia desta empresa e são analisadas as contribuições do programa para as etapas de geração, aquisição, compartilhamento e registro do conhecimento. São feitas considerações sobre as mudanças introduzidas na gestão dos recursos humanos, visando colocar as pessoas no coração da estratégia empresarial.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2002.v1i1.105

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2002 Revista Gestão & Tecnologia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.