Possibilidades do gerenciamento de tempo para o desenvolvimento da cultura corporativa em uma organização educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2024.v24i3.2846

Palavras-chave:

Gerenciamento de tempo, Cultura corporativa, Organizações educacionais, Liderança educacional, Eficácia organizacional

Resumo

Objetivo: Este estudo explora como o gerenciamento eficaz de tempo entre os chefes de organizações educacionais pode contribuir para o desenvolvimento da cultura corporativa, focando particularmente na integração da tecnologia moderna e valores educacionais tradicionais.

Métodos: Empregando uma metodologia de pesquisa qualitativa, o estudo analisa o impacto do gerenciamento de tempo na eficiência e no desenvolvimento cultural dentro das instituições educacionais. Ele sintetiza informações de literatura acadêmica, estudos de caso e entrevistas com especialistas para entender a dinâmica da implementação de estratégias de gerenciamento de tempo.

Resultados: O estudo identifica fatores críticos que influenciam o sucesso das práticas de gerenciamento de tempo na formação da cultura organizacional. Ele destaca a importância de alinhar essas práticas com os objetivos estratégicos das instituições educacionais para melhorar a produtividade geral e fomentar um ambiente educacional positivo.

Conclusões: O gerenciamento eficaz de tempo é fundamental para promover uma cultura corporativa robusta em ambientes educacionais, influenciando diretamente a eficácia organizacional e os resultados educacionais. Os achados sugerem que os líderes educacionais devem priorizar habilidades de gerenciamento de tempo para navegar com sucesso as complexidades das demandas educacionais modernas e a integração da tecnologia.

Biografia do Autor

Marina Kindzerskaya, Plekhanov Russian University of Economics

Plekhanov Russian University of Economics

Referências

Adizes, I. K. (2009). Integratsiia. Vyzhit i stat silnee v krizisnye vremena [How to manage in times of crisis]. Moscow: Alpina Publisher, 128 p.

Afanasyev, V. V., Afanasyev, M. V., & Piskarev, A. Iu. (2022). Upravlenie razvitiem professionalnykh kompetentsii personala gorodskikh avtotransportnykh predpriiatii [Managing the development of professional competencies of the personnel of urban motor transport enterprises]. City Management: Theory and Practice, 3(45), 31-38.

Bobkov, V. N., Simonova, M. V., Loktyuhina, N. V., & Shichkin, I. A. (2020). Peculiarities of unstable employment in the era of a digital economy from data of social media of Russia. In S. Ashmarina, A. Mesquita, & M. Vochozka (Eds.) Digital transformation of the economy: Challenges, trends, and new opportunities (pp. 235-243). Cham: Springer. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-030-11367-4_22

Bodina, E. A., & Telysheva, N. N (2023). Actual problems of higher education in the modern world. Anthropological Didactics and Upbringing, 6(6), 28-35.

Degtev, G., Shelygov, A., Lizina, O., Shichkin, I., & Kochetkov, E. (2022). Impact of globalization factors on inflation risks during Covid-19 pandemic. Relacoes Internacionais no Mundo Atual, 4(37), 775-795.

Dokholyan, S., Ermolaeva, E. O., Verkhovod, A. S., Dupliy, E. V., Gorokhova, A. E., Ivanov, V. A., & Sekerin, V. D. (2022). Influence of management automation on managerial decision-making in the agro-industrial complex. International Journal of Advanced Computer Science and Applications, 13(6), 597-603. http://dx.doi.org/10.14569/IJACSA.2022.0130672

Eflova, M., Maximova, O., Nagmatullina, L., & Belyaev, V. (2024). Digitalization of the everyday life and educational engagement of contemporary Russian youth: Practices and activism. Revista Conrado, 20(96), 495-500.

Grachev, D. (2016, May 6). Pochemu prokrastinatory prokrastiniruiut, perfektsionisty loviat blokh, lentiai ne delaiut nichego i kak zastavit vsekh rabotat [Why procrastinators procrastinate, perfectionists catch fleas, lazy people do nothing, and how to get everyone working]. Habr. https://habr.com/ru/articles/300632/ (accessed on January 29, 2024).

Hernández García de Velazco, J. J. (2022). Sociedades del conocimiento y ciencia abierta en la nueva normalidad. Jurídicas CUC, 18(1), 1-4.

Ignatieva, I., Saraeva, O., Zedgenizova, I., & Zvezdina, A. (2023). The impact of the digital economy on employment and labour market transformations: The main trends. International Journal of Innovative Research and Scientific Studies, 6(3), 507-513. https://doi.org/10.53894/ijirss.v6i3.1554

Kenzhin, Z. B., Tulegenova, A. U., Zolkin, A. L., Kosnikova, O. V., & Shichkin, I. A. (2021). Labour market under economy digitalization. E3S Web of Conferences, 311, 08007. https://doi.org/10.1051/e3sconf/202131108007

Knyazeva, N., Mikhailova, I., Usmanova, N., & Shindina, T. (2023). Overcoming barriers to the development of higher education teacher digital competencies: challenges and solutions. Revista Gestão & Tecnologia, 23, 297-308.

Loseva, A., Balashova, I., Lymareva, O., Prikhodko, A., Gayazova, S., & Shelygov, A. (2023). Opportunities and challenges in preserving intellectual and human capital: Strategies for readiness in a complex socio-economic context. Nexo Scientific Journal, 36(03), 352-362. https://doi.org/10.5377/nexo.v36i03.16457

Lyshchikova, J., Stryabkova, E., Vladyka, M., Kulik, A., & Bondareva, Y. (2023). Strategic management of smart specialization in regional economic development: Connection of export, sectoral, scientific, and technological competences. Nexo Scientific Journal, 36(05), 180-192. https://doi.org/10.5377/nexo.v36i05.17307

Mirzabalaeva, F. I., Shichkin, I. A., & Neterebsky, O. V. (2019). Economic depression in regional labor markets and subsidy dependence of regions. International Journal of Civil Engineering and Technology, 10(2), 1838-1845.

Ozhiganova, M. S., Vlasova, L. N., & Kushnareva, I. V. (2017). Taim-menedzhment kak sistema upravleniia vremenem rukovoditelei [Time management as a system of time management for executives]. Scientific and methodological electronic journal "Koncept", 24, 83-85.

Randin, A. S. (2019). Spetsifika tekhnologii taim-menedzhmenta v deiatelnosti rukovoditelia obrazovatelnoi organizatsii [Specificity of time management technologies in the work of the head of an educational organization]. Modern Scientific Researches and Innovations, 11, 43.

Shevtsov, V. V. (2020). O "Paradokse proizvoditelnosti", ego prichinakh i sposobakh preodoleniia [On the "Paradox of efficiency", its causes, and ways to overcome it]. Innovation & Investment, 3, 53-57.

Tarasov, S. V., & Kravtsov, A. O. (2023). Pedagogical university in the system of develop-ment of the personnel potential of the regional education system. Anthropological Didactics and Upbringing, 6(6), 10-27.

Veldanova, M., & Rossoskaia, E. (2021, October 28). Paradoks effektivnosti: Pri kakikh usloviiakh komanda pokazhet khoroshii rezultat [The paradox of efficiency: Under what conditions will the team show a good result]. Dzen.ru. https://dzen.ru/a/YXerwt5BtBP0LHwX (accessed on January 28, 2024).

Downloads

Publicado

2024-07-28

Como Citar

Kindzerskaya, M., Ivleva, M., Savintchenko, T., Ershova, N., & Akimova, A. (2024). Possibilidades do gerenciamento de tempo para o desenvolvimento da cultura corporativa em uma organização educacional. Revista Gestão & Tecnologia, 24(3), 311–321. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2024.v24i3.2846

Edição

Seção

ARTIGO