Valores Organizacionais: Percepção e Legitimação

Douglas Murilo Siqueira, Almir Martins Vieira

Resumo


O presente estudo tem por objetivo identificar os valores organizacionais de uma empresa de serviços de manutenção, ao investigar se os mesmos estão alinhados com uma percepção ideal de valor organizacional. As proposições de Schein (1985) e Schwartz (2005) serviram de referencial teórico. Enquanto proposta metodológica, adotou-se uma abordagem quantitativa, conduzida por estudo de caso. Para obtenção dos dados, foi desenvolvido um questionário estruturado no trabalho de Tamayo e Gondim (1996), com adaptações de acordo com o contexto da organização, mantidos seus elementos essenciais. O tratamento dos dados ocorreu por meio de análise fatorial, procurando-se evidenciar a possível distância entre os valores proclamados pela empresa (ideais) e os percebidos pelos participantes da organização (reais). Os resultados apontaram a existência de valores com pouca intensidade, além da baixa capacidade de transmissão dos valores organizacionais e um alto desalinhamento dos valores percebidos como reais em relação ao que se considera ideal. A pesquisa demonstrou que a legitimação de valores organizacionais atrela-se à necessidade de se conhecer e se respeitar as diferentes visões de mundo dentro do ambiente organizacional, como também ao compartilhamento de informações entre todos os atores.

Palavras-chave


Administração;Cultura Organizacional; Valores Organizacionais

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DOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2012.v12i2.441

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