Gestão da inovação em empresas que adotam diferentes processos de tomada de decisão

Valquíria Marchezan Colatto Martins, Rogério Samuel de Moura Martins, Dieter Rugard Siedenberg, Marcos Paulo Dhein Griebeler

Resumo


A inovação proporciona vantagem competitiva às organizações, para tanto deve ser incorporada como uma atividade contínua e sistêmica, gerenciar a inovação envolve e depende em grande parte de pessoas, portanto este estudo tem como objetivo analisar a gestão da inovação em empresas em que o processo de tomada de decisão é realizado somente pelos proprietários e naquelas em que este processo acontece pelos proprietários com participação dos funcionários. Para coleta de dados foi elaborado um questionário, utilizando como principal referência o Manual de Oslo. As empresas foram separadas em dois diferentes grupos de tomada de decisão, a fim de relacionar os resultados de cada grupo com as respostas de cada questão. Foram evidenciadas diferenças significativas na gestão da inovação nos diferentes grupos, principalmente em relação à inovação de processo, pois o grupo que envolve os funcionários nas decisões apresentou um percentual bem maior de empresas que inovaram no período, este mesmo grupo apresenta uma cultura voltada para a valorização e reconhecimento dos recursos humanos, oferecendo cursos voltados para qualificação profissional.


Palavras-chave


Tomada de decisão. Inovação. Gestão da inovação

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Rui Otávio Bernardes de; AMBONI, Nério. Estratégias de gestão: processos e funções do administrador. Rio de janeiro: Elsevier, 2010.

CARVALHO, Hélio Gomes de; REIS, Dálcio Roberto dos; CAVALCANTE, Márcia Beatriz. Gestão da inovação. Curitiba: Aymará, 2011. (Série UTFinova).

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. Edição compacta. 3ª ed. Editora Campus. 2004.

CRAWFORD, Richard. Na era do capital humano: o talento, a inteligência e o conhecimento como forças econômicas, seu impacto nas empresas e nas decisões de investimento. São Paulo: Atlas, 1994.

DAVILA, Tony; EPSTEIN, Marc J.; SHELTON, Robert. As regras da inovação: como gerenciar, como medir e como lucrar. Porto Alegre. Bookman, 2006.

DRUCKER, Peter Ferdinand, 1909 – O melhor de Peter Drucker: a administração/ tradução de Arlete Simille Marques – São Paulo: Nobel, 2001.

DRUCKER, Peter Ferdinand. 1909-2005. Drucker: “o homem que inventou a administração”: Business week / Peter F. Drucker; tradução Alessandra Mussi Araujo; Introdução por Thomas A. Stewart. – Rio de janeiro: Elsevier, 2006.

LARA, Consuelo Rocha Dutra de. A atual gestão do conhecimento: a importância de avaliar e identificar o capital humano nas organizações. São Paulo: Nobel, 2004.

MANÃS, Vico Antonio, 1948 – Gestão de tecnologia e inovação. Ed. rev. e atual. São Paulo: Érica, 2001.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à administração. 6ª ed. São Paulo: Editora Atlas. 2004.

ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE). Manual de Oslo: Proposta de Diretrizes para Coleta e Interpretação de Dados sobre Inovação Tecnológica. Tradução: Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP. 3. ed. [S.I.]. 2004.

ROBBINS, Stephen P.; DECENZO, David A. Fundamentos de administração: conceitos essenciais e aplicações. 4ª edição. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

SCHUMPETER, Joseph. Alois. A Teoria do desenvolvimento econômico. São Paulo: Abril Cultural, 1982.

SCHUMPETER, Joseph Alois. Teoria do desenvolvimento econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e ciclo econômico. 3ª edição. São Paulo: Nova Cultural, 1988.

TIDD, Joe; BESSANT, John; PAVITT, Keith. Gestão da Inovação. 3ª edição. Porto Alegre: Bookman, 2005.




DOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2015.v15i3.824

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2015 Revista Gestão & Tecnologia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.