Gestão do Conhecimento em Agência de Fomento á Pesquisa: Proposição de um Modelo Aplicado

Elson de Abreu Rocha Júnior, Eloísa Helena Rodrigues Guimarães, Ester Eliane Jeunon

Resumo


Este relato tem como objetivo apresentar um modelo baseado nos pressupostos de Gestão do Conhecimento aplicado aos processos de negócio da FAPEMIG. Para o desenvolvimento do trabalho adotou-se uma metodologia qualitativa e exploratória. Por meio do método de estudo de caso, 14 entrevistas com roteiros semiestruturados foram realizadas com os servidores dos departamentos ligados ao processo de apoio a projetos de pesquisa, além das entrevistas com o Presidente e com o Diretor de Planejamento, Gestão e Finanças. Os principais resultados indicaram que, embora o discurso dos entrevistados aponte que a agência possua o conhecimento necessário às atividades operacionais, existem problemas quanto à comunicação interna que afetam o processo de negócio, provavelmente causados pela rotatividade de pessoal e pela não explicitação e compartilhamento de informações e conhecimentos. O modelo desenvolvido é composto de quatro dimensões integradas pela GC: Infraestrutura Organizacional e Tecnologia, Pessoas e Cidadão/Sociedade. Acredita-se que o modelo possa contribuir positivamente para que a agência atenda à crescente demanda e aumente sua eficiência.  


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DOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2014.v14i3.666

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