Contribuições da Inovação Aberta para uma Empresa de Comunicação

Breno Eustáquio Silva, Jorge Tadeu de Ramos Neves, Maria Celeste Reis Lobo Vasconcelos, Carlos Alberto Ávila Araújo

Resumo


A Inovação é elemento chave para uma gestão estratégica eficaz. Entretanto, o modelo fechado não mais satisfaz às necessidades dos gestores. Partindo dessa premissa é que se faz emergente o modelo da Inovação Aberta, técnica que consiste em abrir espaço para que os stakeholders participem do processo de inovação contribuindo com ideias e sugestões. Neste artigo é apresentado o caso do Jornal A Notícia Regional Ltda, da cidade de João Monlevade (MG), que se vê diante do desafio de inovar para aprimorar seu produto. Para isso, foram testadas plataformas de colaboração, como a rede social Facebook, bem como promovido um grupo focal e analisados três jornais de expressão no Brasil. Entre os resultados observados, destaca-se o uso da Inovação Aberta como suporte adequado à Gestão da Inovação da empresa, que deve promover mudanças como inserção de mais colunas de opinião e convergência do impresso com as mídias digitais. 


Palavras-chave


Gestão; Tecnologia; Gestão da Inovação; Inovação Aberta

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DOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2013.v13i2.571

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