Comunicação Empresarial em um Processo de Fusão de Empresas: Uma Análise da União Brasken

Perpétua Oliveira Cardim Gomes, Jair Nascimento Santos, Vanessa Brasil Campos Rodríguez

Resumo


A comunicação entre os diferentes atores de uma organização é um componente considerado fundamental no processo de fusão de empresas. É nesse contexto que se insere o objetivo geral da pesquisa: investigar a importância e o impacto da comunicação em um processo de fusão de empresas. A empresa estudada foi a Braskem, do setor petroquímico, pertencente ao Grupo Odebrecht e resultado da fusão de outras seis empresas. A investigação empregou aporte metodológico de caráter qualitativo para a coleta e análise de dados. Os resultados apontam para a comunicação como forte aliado nos processos de aquisição e fusão de empresas, constituindo-se um importante veículo para integração. Notamos que processo comunicativo foi intensificado, mas os conflitos foram inevitáveis e as relações de poder e hierarquia da nova gestão se fizeram presentes por ausência ou utilização indevida dos instrumentos comunicacionais. Os veículos de comunicação foram percebidos de formas diferentes por líderes e subordinados e, segundo relatos, o principal ator na minimização de conflitos foi o diálogo com o líder comunicador.

Palavras-chave


Fusão; Comunicação

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2012.v12i2.479

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2012 Revista Gestão & Tecnologia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.