Analisando as Motivações para Aceitação e Adoção de Redes Sociais Virtuais

Marcelo de Rezende Pinto, Paula Karina Salume, Rodrigo Cassimiro de Freitas, Flávia Andrade Silva

Resumo


O trabalho apresenta resultados originados de uma pesquisa realizada com 179 usuários de redes sociais virtuais com o objetivo de investigar as motivações deles quanto a aceitação e adoção das redes sociais virtuais. O estudo buscou conhecer quais construtos podem ser considerados como antecedentes das atitudes e, consequentemente, quais deles estão relacionados à intenção comportamental de se engajar no uso de redes sociais virtuais. Utilizando-se do modelo de Shin (2010), o qual partiu do modelo proposto por Davis (1989), os dados foram analisados por meio da utilização dos métodos estatísticos. Os resultados confirmaram que há uma correlação entre os construtos Utilidade Percebida, Envolvimento Percebido e Diversão Percebida e o construto Atitude. Ademais, pode-se afirmar que a utilidade percebida, a conectividade percebida, o envolvimento, bem como a diversão percebida em um ambiente virtual podem ser entendidos como antecedentes da atitude em relação a redes sociais virtuais.

Palavras-chave


Redes sociais virtuais; Atitude de usar; Intenção comportamental

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2013.v13i2.456

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2013 Revista Gestão & Tecnologia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.