Marketing Interno e Gestão de Pessoas: Estudos de Caso em Empresas de Serviços

Marcus Wilcox Hemais, Lucia Barbosa de Oliveira, Letícia Moreira Casotti

Resumo


O conceito de marketing interno surgiu em empresas de serviços nos Estados Unidos como forma de estimular os funcionários a melhorar a qualidade na prestação de serviços. À medida que o conceito se desenvolveu, passou a focar aspectos relacionados a implementação de estratégias, geração de mudanças e orientação para o mercado. Em todos esses pontos, o empregado ocupava um papel de destaque, evidenciando uma possível convergência entre ações de marketing interno e práticas de gestão de pessoas. Nesse sentido, o presente estudo busca discutir a relação entre marketing interno e gestão de pessoas a partir de dois estudos de caso em empresas de serviços que declaradamente adotavam ações de marketing interno. Os resultados permitiram observar que essa relação ocorria por meio de diferentes atividades de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, gestão do desempenho e recompensas.

Palavras-chave


Marketing Interno; Endomarketing; Gestão de Pessoas; Serviços

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DOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2013.v13i3.453

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