Educação Superior Privada: Um Estudo Comparativo do Desempenho Financeiro em nove Instituições de Ensino Superior

Ricardo Carvalho Viana de Paiva, Francisco Vidal Barbosa, Raquel Garcia Gonçalves, Danilo de Melo Costa

Resumo


A educação superior é hoje um dos principais pilares para se alcançar o tão almejado destaque social e o seu crescimento, sobretudo pautado no investimento de grandes grupos educacionais, têm sido observado nos últimos anos. A partir desta premissa, o presente artigo desenvolve um estudo comparativo do desempenho financeiro em nove instituições de ensino superior. Para tanto, realizou-se um estudo multicasos exploratório adotando como unidades de análise isoladas nove instituições privadas de ensino superior, são elas: Centro Universitário UNA, Centro Universitário Unimonte, Centro Universitário UNIBH, Kroton, Anhanguera, SEB-COC, Estácio de Sá, PUCMINAS e PUCSP. A coleta de dados se deu através de documentos disponíveis internamente às empresas estudadas, bem como em relatórios e estatísticas específicas sobre o setor, em sites, em jornais e revistas. Finalmente, o estudo mostra que, no geral, há um crescimento destes grandes players no segmento da educação superior tendendo-se há um novo rearranjo do setor.

Palavras-chave


Educação Superior; Educação Superior Privada; Instituições de Ensino Superior; Desempenho Financeiro; Gestão Universitária

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DOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2014.v14i1.452

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