Desafios à Implementação de Políticas Sociais: Discussões Acerca da Avaliação do Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS-MG (PRO-HOSP)

Fátima Beatriz Carneiro Teixeira Pereira Fortes, Laura da Veiga, Danielle Ramos de Miranda Pereira, Mirela Castro Santos Camargos

Resumo


O objetivo deste estudo é contribuir com o debate sobre os desafios que se colocam à implementação de políticas sociais, a partir dos resultados da avaliação do Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS-MG (Pro-Hosp). Essa avaliação baseou-se na análise dos documentos do programa e em entrevistas com informantes-chave. Para cada uma das etapas do programa, comparou-se as regras estabelecidas pelas resoluções com a forma como o programa vem sendo implementado. Os resultados evidenciam que a elaboração de políticas sociais continua durante a fase de implementação, que se constitui um processo de aprendizagem e de adaptação.

Palavras-chave


Implementação de Políticas Sociais, Resultados da Avaliação de Políticas Sociais; Pro-Hosp

Texto completo:

PDF

Referências


CARNEIRO, Carla, B. L., & COSTA, Bruno L. D. (2003, julho). Exclusão Social e Políticas Públicas: Algumas Reflexões a Partir das Experiências Descritas no Programa Gestão Pública e Cidadania. Cadernos Gestão Pública e Cidadania. Volume 28. Belo Horizonte.

CASSIOLATO, Martha, & GUERESI, Simone. (2010, setembro). Como elaborar Modelo Lógico: roteiro para formular programas e organizar avaliação. Ipea. Nota Técnica Ipea, 6. Setembro de 2010.

FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO. (2005). Estudo de avaliação externa do Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS/MG: módulo macrorregional. Belo Horizonte

FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO. (2010A). Avaliação do processo de implementação do Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS/MG. Belo Horizonte.

FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO. (2010B). Avaliação de impacto do programa de fortalecimento e melhoria da qualidade dos hospitais do SUS/MG (PRO-HOSP). Belo Horizonte.

HILL, Michael. (2006). Implementação: uma visão geral. In: SARAVIA, Enrique e FERRAREZI, Elisabete (org.). Políticas Públicas. Brasília: ENAP, vol. 2.

JANNUZZI, Paulo, SILVA, Maria R.F. M, SOUSA, M. A. F., & RESENDE, Leonardo M. (2009). Estruturação de sistemas de monitoramento e especificação de pesquisas de avaliação: os problemas dos programas públicos no Brasil são. ENAP. Caderno EIAPP. Reflexões para Ibero-América. Brasília.

KLIKSBERG, B. (1994, jul./set.) Redesenho do Estado para o desenvolvimento sócio-econômico e a mudança: uma agenda estratégica para discussão. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, 28(3):5-25.

LA FORGIA, Jerry. (2003, março). Em busca da excelência: melhorando a performance dos hospitais no Brasil. Brasília.

MUNÉVAR, M.V.W. (2007). El control de gestión por resultados y la política social. In: Entre el diseño y la evaluación: El papel crucial de la implementación de los programas sociales. BID.

NOGUEIRA, R. M. (1998). Los proyectos sociales: da la certeza omnipotente al comportamiento estratégico. Série Políticas Sociales, Santiago do Chile, n. 24.

SILVA, Pedro Luiz Barros, & MELO, Marcus André Barreto. (2000). O processo de implementação de políticas públicas no Brasil: características e determinantes da avaliação de programas e projetos. NEPP/UNICAMP, Caderno n° 48.

SULBRANDT, José, NAVARRETE, Natalia, & PIERGENTILI, Natalia. (2007). Formas organizacionales que facilitan la entrega de servicios sociales. In: Entre el diseño y la evaluación: El papel crucial de la implementación de los programas sociales. BID.

SULBRANDT, José. (1994). A avaliação dos programas sociais: uma perspectiva crítica dos modelos usuais. In: KLIKSBERG, B. Pobreza: uma questão inadiável.




DOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2013.v13i1.451

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2013 Revista Gestão & Tecnologia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.