Adoção e uso do Facebook na educação: perspectivas para a comunicação, colaboração e compartilhamento de informações e dados no ambiente universitário

Emerson Gomes dos Santos, Rogério Scabim Morano

Resumo


As redes sociais estão cada vez mais presentes no cotidiano dos estudantes e, consequentemente, nos processos educacionais. Pesquisas relacionadas ao tema tornam-se cada vez mais necessárias e relevantes. O objetivo desse estudo foi verificar se a adoção das redes sociais, em específico o Facebook, influencia o seu uso na educação. Foram obtidas 123 respostas de universitários que foram analisadas por meio de técnicas multivariadas de componentes principais e de correlação canônica. Verificou-se que o uso de redes sociais na educação se dá devido a sua adoção prévia em outro contexto que não o da educação. Isto sugere que plataformas que não são adotadas previamente por discentes e docentes em outros contextos podem trazer resistência para o seu uso efetivo em educação. Com isso reforça-se que as instituições de ensino devem incentivar o uso de redes já estabelecidas, principalmente no que tange a comunicação, colaboração e compartilhamento de informações e dados.

Palavras-chave


Redes sociais; Tecnologia na educação; Adoção do Facebook na educação

Texto completo:

PDF

Referências


Alencar, G. A., Moura, M. R., & Bitencourt, R. B. (2013). Facebook como Plataforma de Ensino/Aprendizagem: o que dizem os Professores e Alunos do IFSertão – PE. Educação, Formação & Tecnologias, 6 (1), 86‐93.

Almeida, L. D.; & Baranauskas, M. C. (2008). Um prospecto de sistemas colaborativos: modelos e frameworks. VII Simpósio sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, Porto Alegre, RS, Brasil, 204-213.

Ajzen, I. (1991). The theory of planned behavior. Organizational Behavior and Human Decision Processes, 50 (2), 179-211.

Castells, M. (2002). A sociedade em rede, a era da Informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra.

CGI–Comitê Gestor da Internet (2015). TIC domicílios 2015: pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação os domicílios brasileiros. São Paulo: CGI.br.

Costa, C., & Torres, R. (2011). To be or not to be, the importance of Digital Identity in the networked society. Educação, Formação & Tecnologias, extra, 47-53.

Dabner, N. (2012). “Breaking Ground” in the use of social media: a case study of a university earthquake response to inform educational design with Facebook. Internet and Higher Education, 15 (1), 69–78.

Davis, F. D. (1989). Perceived usefulness, perceived ease of use, and user acceptance of information technology. MIS Quarterly, 13 (3), 319–340.

Dholakia, U. M., Bagozzi, R. P., & Pearo, L. K. (2004). A social influence model of consumer participation in network and small-group-based virtual communities. International Journal of Research in Marketing, 21 (3), 241-263.

Dias, P. (2008). Da e-moderação à mediação colaborativa nas comunidades de aprendizagem. Educação, Formação & Tecnologias, 1 (1), 4-10.

Fávero, L. P., & Belfiore, P. (2015). Análise de dados: técnicas multivariadas exploratórias com SPSS® e Stata®. Rio de Janeiro: Elsevier.

Hair, J. F., Anderson, R., Tatham, R., & Black, W. (2009). Análise Multivariada de Dados. Porto Alegre: Bookman, 6 ed.

Hew, K. F. (2011). Students’ and teachers’ use of Facebook. Computers in Human Behavior, 27 (2), 662–676.

Hotelling, H. (1933). Analysis of a complex of statistical variables into principal components. Journal of Educational Psychology, 24, 417–441.

Hotelling, H. (1936). Relations Between Two Sets of Variates. Biometrika, 28, 321-377.

Huysman, M., & Wit, D. (2004). Practices of managing knowledge sharing: Towards a second wave of knowledge management. Knowledge and process management, 11 (2), 81–92.

Johnson, R. A., & Wichern, D. W. (1999). Applied multivariate statistical analysis. Upper Saddle River, New Jersey: Prentice-Hall, 4 ed.

Juliani, D. P., Juliani, J. P., Souza, J. A., & Bettio, R. W. (2012). Utilização das redes sociais na educação: guia para o uso do Facebook em uma instituição de ensino superior. Novas Tecnologias na Educação, 10 (3), 1-11.

Kim, C., Lee, S. G., & Kang, M. (2012). I became an attractive person in the virtual world: users’ identification with virtual communities and avatars. Computers in Human Behavior, 28 (5), 1663–1669.

Lévy, P. (1999). Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34.

Lopes, R. M. A. (2011). A empregabilidade e o “capital psicológico”. Revista da ESPM, 18 (3).

Maloney, E. (2007). What Web 2.0 can teach us about learning. Chronicle of Higher Education, 53 (18), B26.

Margarites, A. P. F., & Sperotto, R. I. (2011). Subjetividade e redes sociais na internet: problematizando as novas relações entre estudantes e professores na contemporaneidade. Novas Tecnologias na Educação, 9 (1), 1-10.

Mazer, J. P., Murphy, R. E., & Simonds, C. J. (2007). I’ll see you on Facebook: the effects of computer-mediated teacher self-disclosure on student motivation, affective learning, and classroom climate. Communication Education, 56 (1), 1–17.

Mazman, S. G., & Usluel, Y. K. (2010). Modeling educational use of Facebook. Computers & Education, 55 (2), 444–453.

Minhoto, P., & Meirinhos, M. (2011). As redes sociais na promoção da aprendizagem colaborativa: um estudo no ensino secundário. Educação, Formação & Tecnologias, 4 (2), 25-34.

Moore, G. C., & Benbasat, I. (1991). Development of an instrument to measure the perceptions of adopting an information technology innovation. Information Systems Research, 2 (3), 192-222.

Morais, N. S., Pombo, L., Batista, J., Moreira, A., & Ramos, F. (2014). Uma revisão de literatura sobre o uso das tecnologias da comunicação no ensino superior. PRISMA.COM, 24, 162-185.

Pereira, S. R., & Paiva, P. B. (2011). A importância da engenharia da usabilidade para a segurança de sistemas informatizados em saúde. Journal of Health Informatics, 3 (3), 123-129.

Reis, F. M. V., & Kirner, T. G. (2012). Percepção de estudantes quanto a usabilidade de um livro interativo com realidade aumentada para aprendizagem de geometria. Novas Tecnologias na Educação, 10 (1), 1-11.

Rencher, A. C. (2002). Methods of Multivariate Analysis, New York: John Wiley & Sons, 2 ed.

Rogers, E. (2003). Diffusion of innovation. New York: Free Press.

Ross, C., Orr, E. S., Sisic, M., Arseneault, J. M., Simmering, M. G., & Orr, R. R. (2009). Personality and motivations associated with Facebook use. Computers in Human Behavior, 25 (2), 578–586.

Sanchez, R. A., Cortijo, V., & Javed, U. (2014). Students’ perceptions of Facebook for academic purposes. Computers & Education, 70, 138–149.

Song, J., & Kim, Y. J. (2006). Social influence process in the acceptance of a virtual community service. Information Systems Frontiers, 8 (3), 241–252.

Suarez, P., Silva, Y. & Souza, S. (2011). Sistemas de Apoio á Decisão para a Adoção de Tecnologia de Informação: a Construção de um Protótipo. In: Simpósio De Excelência em Gestão e Tecnologia, 8. Anais. Resende: Associação Educacional Dom Bosco.

Terry, D., Carey, C., & Callan, V. (1997). Employee responses to an organizational merger: group status, group permeability and identification. Australian Journal of Psychology, 49.

Torres, P. L. & Fialho, F. A. P. (2008). Educação a Distância: passado, presente e futuro. In: Litto, F. & Formiga, M. (org.). Educação a Distância: O estado da arte. São Paulo: Pearson.

Triandis, H. C. (1980). Values, attitudes, and interpersonal behavior. In H. Howe, & M. Page (Eds.), Nebraska symposium on motivation, Lincoln, NB: University of Nebraska Press.

Venkatesh, V., Morris, M. G., Davis, G. B., & Davis, F. D. (2003). User acceptance of information technology: toward a unified view. MIS Quarterly, 27 (3), 425–478.

Willson, M. (2010). Technology, Networks and Communities: An Exploration of network and community theory and technosocial forms. Information, Communication & Society, 13 (5), 747-764.




DOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2017.v17i3.1154

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Revista Gestão & Tecnologia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.