Copa do mundo de futebol 2014: análise do impacto da receita e volume de vendas do comércio, dos serviços e da produção industrial nos estados brasileiros

Tatiane Salete Mattei, Gilmar Ribeiro de Mello

Resumo


O objetivo do estudo é verificar se a Copa do Mundo de Futebol 2014 impactou no volume de vendas e receita nominal do comércio varejista, na receita de serviços e na produção industrial nos estados brasileiros que foram e os que não foram sede dos jogos. É analisado o comportamento dessas variáveis no período de realização, e nos 20 e 3 meses anteriores e posteriores à Copa do Mundo. Foi utilizado o Teste t e Teste de Wilcoxon. Na comparação das variáveis no período de 20 e 3 meses antes e depois da Copa não se verificou grandes diferenças nos estados sede para os que não foram sede do evento. Com poucas exceções pode-se concluir que nos dois meses de realização do evento os valores da receita e volume de vendas do comércio varejista, receita de serviços e produção industrial se apresentaram menores comparados aos dois meses anteriores e posteriores. 

Palavras-chave


Indústria. Comércio. Serviços. Copa do Mundo.

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DOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2017.v17i1.1072

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