A gestão do conhecimento e vantagens competitivas: análise de metodologias de implantação

Adelaide Maria Coelho Baêta, Ângela M.R. Martins, Fávia mM.C. Baêta

Resumo


O objetivo deste artigo é avaliar os impactos das metodologias adotadas, atualmente, por algumas empresas brasileiras e internacionais para implementar a gestão do conhecimento na condução do processo de inovação e, conseqüentemente, seus efeitos nos resultados do projeto. A tônica deste trabalho é enfatizar a importância da democratização do conhecimento e da percepção de sua aplicabilidade pelos funcionários. A pesquisa realizou-se por meio de entrevistas, análise documental e um estudo comparativo. A partir de uma revisão das principais tendências para a abordagem do tema, é feita uma análise de diferentes processos metodológicos utilizados. A confrontação das aplicações empresariais apresentadas revela como a estratégia para a criação de um ambiente propício ao compartilhamento é fator preponderante para o sucesso de um empreendimento, que tem como principal recurso o capital humano. Neste sentido, a escolha da metodologia mais adequada à cultura da organização influencia de forma significativa o comportamento dos colaboradores, que são a fonte primeira do conhecimento organizacional. As conclusões apontam que a metodologia que privilegia esses conceitos - democratização e aplicabilidade - favorece o compartilhamento e concorre para a obtenção de vantagens competitivas.


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DOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2002.v1i1.102

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